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ESTRATÉGIA

De olho em Cannes, Netflix fecha acordo milionário para filmes europeus

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Zahia Dehar em cena do filme A Prima Sofia

Zahia Dehar em cena de A Prima Sofia (2019), filme francês que ganhou destaque na Netflix

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/2/2022 - 16h47
Atualizado em 22/2/2022 - 18h25

A Netflix fechou um acordo de US$ 45 milhões (R$ 228 milhões) para investir na produção de filmes europeus nos próximos três anos. No negócio, o serviço de streaming vai direcionar cerca de 4% de sua receita total na França para desenvolver projetos locais e de outros países do continente.

A movimentação da plataforma na região visa o desenvolvimento e produção de filmes com capacidade de conseguir uma indicação ao Festival de Cannes, um dos eventos mais importantes da indústria cinematográfica em todo o mundo

O acordo foi revelado nesta terça-feira (22) pelos sindicatos ARP (Sociedade Civil de Autores-Produtores-Diretores), BLIC (Gabinete das Indústrias Cinematográficas) e BLOC (Gabinete das Organizações Cinematográficas), que representam os interesses de produtores, diretores administradores de cinema na França. É a primeira negociação deste tipo na indústria francesa envolvendo um serviço de streaming.

Todos os filmes apoiados pela Netflix sob o acordo terão uma estreia exclusiva nos cinemas na França e serão lançados na plataforma após uma janela de 15 meses. A gigante do streaming manterá os títulos de forma exclusiva no seu catálogo durante um período sete meses.

O acordo inclui uma cláusula exigindo que a Netflix invista pelo menos 17% do valor total em filmes de baixo orçamento, inferior a US$ 4,54 milhões (R$ 23 milhões). A plataforma se comprometeu a pré-financiar esses títulos, o que significa que o investimento virá antes do início das filmagens.

A negociação faz parte do pacto da Netflix com as autoridades de transmissão da França, com as quais a plataforma se comprometeu a investir 20% de sua receita anual no país em conteúdo francês, tanto para séries quanto filmes. Isso vale também para todas as redes de TV locais, que precisam desenvolver conteúdo regional como requisito para operar na terra de Cannes.

O governo francês, no entanto, encurtou a janela entre o lançamento um filme nos cinemas franceses e quando ele pode ser exibido em plataformas digitais para a Netflix. O período anterior era de 36 meses--a maior da Europa-- e foi reduzida para 15.

A janela reduzida e o novo acordo com os sindicatos francesas podem significar que a Netflix retornará ao Festival de Cannes em breve. O streaming parou de enviar filmes para Cannes por causa da exigência de que todos os títulos da competição tenham um lançamento nos cinemas na França, estratégia que não fazia parte dos planos da plataforma anteriormente.


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