Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REMAKE DA GLOBO

Quem canta a música de abertura da novela Renascer? Conheça a trilha sonora

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

João Pedro (Juan Paiva) e Mariana (Theresa Fonseca) sorriem em foto de divulgação da novela Renascer

João Pedro (Juan Paiva) e Mariana (Theresa Fonseca) em Renascer: trilha cheia de brasilidade

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 22/1/2024 - 21h15

Músicas repletas de brasilidade são a aposta da trilha sonora de Renascer, mas o remake promoveu uma mudança significativa na abertura da trama. A novela não começa mais ao som de Confins, como na versão de 1993. Agora, o clássico Lua Soberana ganha uma releitura na voz das cantoras baianas Luedji Luna e Xênia França para dar início à saga de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira).

Composta por Ivan Lins e Vitor Martins, a música escolhida para a abertura esteve na trilha original. "É uma grande honra interpretar essa canção. É uma música que faz parte do imaginário de Salvador e, por sermos cantoras baianas, se torna algo muito simbólico", valoriza Xênia, ganhadora do Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa em 2023.

"Muito feliz em cantar a trilha de abertura dessa novela que é um clássico da TV brasileira. Mais feliz ainda por fazer isso junto a uma grande artista da minha terra: Xênia França! Vai ser histórico!", celebra Luedji em comunicado divulgado pela Globo à imprensa.

Rafael Luperi, que assina a produção musical com Victor Pozas e Rafael Langoni, explicou que Lua Soberana marcou a primeira versão e justificou o motivo da troca da abertura.

"Era a música de ida e volta para o comercial e que também tocava nas cenas de cacau. Percebemos no decorrer da construção do remake que as pessoas ligavam instantaneamente os vocais de Lua Soberana com a novela Renascer", afirmou o produtor ao Gshow.

Da versão original da música mantivemos a composição original do Ivan Lins e Vitor Martins e os vocais da versão do Sérgio Mendes, mas criamos uma base nova rítmica e harmonicamente. Apesar de Lua Soberana ser uma obra atemporal que ficou marcada no imaginário do público brasileiro, achamos que para essa nova versão da novela fazia sentindo uma roupagem nova, mais moderna.

Victor Pozas ainda acompanhou a gravação do novo arranjo da orquestra na cidade de Taillin, na Estônia.

Músicas de Renascer

A equipe escolheu vários compositores e artistas baianos para as canções originais e as regravações da novela, que é ambientada em Ilhéus. Há ainda uma mistura de ritmos e estilos que representa o Brasil.

A inédita Quero Você é cantada por Maria Bethânia em parceria com Almério. Já Caetano Veloso entoa Trem das Cores, enquanto Gilberto Gil dá voz a Toda Menina Baiana.

Iza é a responsável pela romântica Uma Vida É Pouco Pra Te Amar, tema principal de José Inocêncio e Maria Santa (Duda Santos). A parceria de Ney Matogrosso e Criolo aparece na trama com a canção Algoritmo Íntimo.

Ainda estão na trilha sonora artistas como Fagner, Chico César, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Xangai, Quinteto Paraíba e Milton Nascimento.

A nova geração da MPB também é representada por Agnes Nunes, Neo Beats, Juliana Linhares, Maria Maud (filha de Claudia Abreu), Gilsons, Rachel Reis, Mulu, Alice Caymmi, Monica Salmaso e Dori Caymmi.

Escrita por Bruno Luperi, Renascer é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993. Assim como em Pantanal (2022), o autor pretende seguir a trama original do avô e fazer poucas alterações na história.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.