Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESPEDIDA ÀS PRESSAS

Por que Venâncio morre em Renascer? Briga na novela de 1993 culminou em tragédia

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rodrigo Simas com expressão séria na novela Renascer

José Venâncio (Rodrigo Simas) em cena de Renascer; publicitário morrerá na novela das nove

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 20/4/2024 - 21h20

A despedida de José Venâncio (Rodrigo Simas) do remake de Renascer acontecerá já no capítulo de segunda (22). O publicitário morrerá após ser baleado numa tocaia de Egídio (Vladimir Brichta), assim como aconteceu na primeira versão da novela das nove. Só que a tragédia não estava prevista na sinopse original da trama de 1993, que teve de ser modificada quando Taumaturgo Ferreira se desentendeu com a equipe do folhetim.

Na adaptação da Globo, o rapaz decidirá voltar para a Bahia depois de ser expulso de casa por Buba (Gabriela Medeiros). A psicóloga exigirá que ele acabe com a farsa da gravidez de uma vez por todas.

Só que o irmão de Bento (Marcello Melo Jr) não terá coragem de contar a verdade para José Inocêncio (Marcos Palmeira). Disposto a criar o suposto neto, o produtor dirá a Venâncio que deseja ter os filhos morando na fazenda.

Augusto (Renan Monteiro) até aconselhará o irmão a abrir o jogo sobre o bebê de Teca (Lívia Silva), mas o publicitário decidirá voltar ao Rio de Janeiro após receber um telefonema da amada.

João Pedro (Juan Paiva) assumirá a missão de levar o rapaz ao aeroporto. "Eu tava crente que o mano vinha tomá conta de suas roça", comentará o caçula. "Vou tomar conta da minha vida, mano... E já é muito! Das minhas roças, tome conta você! Agora eu vejo que é painho quem tinha razão. Essa vida não é pra mim! Eu não nasci pra ser um Inocêncio", lamentará o mocinho.

Como Venâncio morre?

Enquanto os dois estiverem batendo papo, Egídio ficará à espreita na estrada. Assim que avistar o carro, o vilão atirará e acertará o alvo em cheio. João Pedro perderá o controle do veículo e causará um acidente. "Eu acho... Acho que... Me pegaram", balbuciará Venâncio, que revelará as mãos cobertas de sangue sobre o peito baleado.

O agricultor carregará o ferido até a casa de Morena (Ana Cecília Costa) e se espantará com os delírios dele. Pouco depois, Augusto atestará a morte: "Ele não tá mais aqui... O mano tá lá junto de mainha".

João Pedro se sentirá culpado por mais uma tragédia na família. O velório de Venâncio será realizado na fazenda Jequitibá-Rei e causará uma comoção tremenda. O espírito de Maria Santa (Duda Santos) acolherá o filho morto e avisará a José Inocêncio que o rapaz está bem.

Taumaturgo Ferreira em cena da morte de Venâncio em Renascer (1993)

José Venâncio leva tiro na primeira versão

Desentendimento na primeira versão

Na novela de 1993, José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) foi vítima de uma tocaia no capítulo 59. Ele levou um tiro no peito quando estava no carro com João Pedro (Marcos Palmeira), que saiu ileso da emboscada encomendada por Teodoro (Herson Capri) para atingir José Inocêncio (Antonio Fagundes).

Na verdade, a morte do rapaz não estava prevista na sinopse da história. A saída aconteceu por causa de desentendimento nos bastidores entre Ferreira e a equipe. Diferentemente do restante do elenco, que precisava fazer o sotaque baiano, o ator sugeriu ao diretor Luiz Fernando Carvalho que seu personagem falasse de maneira mais "sofisticada".

"Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal-interpretado, acharam que eu fui arrogante. O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio", explicou o artista em entrevista ao jornal O Globo.

A confusão em Renascer atrapalhou a carreira do intérprete. "Fui cancelado. Todo mundo que não ia com a minha cara resolveu aproveitar para chutar cachorro morto", lamentou. "Demorou a passar, não porque eu ficava falando sobre isso. Mas, a partir daí, a cada trabalho que eu fazia, a primeira coisa que me perguntavam nas entrevistas era sobre Renascer", reclamou.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.

Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 20/5 a 1º/6

Segunda, 20/5 (Capítulo 103)
Décio se emociona ao lembrar do amigo e Buba se revela para ele. Os dois conversam na praça da cidade e relembram as dificuldades e violência que Buba sofreu no passado. Rachid diz a Norberto que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.