Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Excesso de realidade

Política faz Globo adiar novela que substituiria A Regra do Jogo em março

Reprodução/TV Cultura

Maria Adelaide Amaral durante participação no Roda Viva, da TV Cultura, em maio - Reprodução/TV Cultura

Maria Adelaide Amaral durante participação no Roda Viva, da TV Cultura, em maio

DANIEL CASTRO

Publicado em 24/9/2015 - 12h02

A Globo desistiu de exibir no lugar de A Regra do Jogo, a partir de março de 2016, uma novela com forte temática política, já em pré-produção e com quase todo o elenco escalado. Com o nome provisório de Sagrada Família, a trama central de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari é a de uma família poderosa com atuação em Brasília. Um dos personagens principais é um senador da República. A novela não foi cancelada, mas adiada para depois de outubro.

Oficialmente, o motivo da mudança foram as eleições de 2016. "A novela da Maria Adelaide é muito boa e traz uma trama política que poderia ficar prejudicada por causa das eleições do ano que vem. Como o Brasil tem uma legislação eleitoral muito rígida, a partir do início de junho teríamos que eliminar essa trama da novela, porque entraríamos no período em que não se pode falar de política. Achei que seria um desperdício fazermos isso. Como temos tantas alternativas em pré-produção, decidi adiar a estreia da Adelaide para depois do período eleitoral e colocar outra novela em março. Estou estudando algumas possibilidades e devo decidir a substituição na semana que vem", afirmou Silvio de Abreu, diretor de Dramaturgia diária da Globo, em nota oficial.

 Nos bastidores da emissora, circula a versão de que, além da temática política, a emissora decidiu buscar uma novela das nove menos realista, reflexo da crise que vem enfrentando no Ibope desde março, com Babilônia, e agora com A Regra do Jogo. O sucesso de Os Dez Mandamentos, da Record, e a boa audiência das tramas infantojuvenis do SBT, indicam para a Globo que o público da faixa das 21h quer histórias que as façam fugir da dura realidade do país. Uma novela com os bastidores da política correria o risco de rejeição, avalia-se.

A Globo ainda não definiu qual novela entrará no lugar de A Regra do Jogo. A favorita neste momento é Velho Chico, uma trama rural de Benedito Ruy Barbosa, que estava sendo preparada para a faixa das 18h. Na fila das novelas das nove, estão uma nova trama de Gloria Perez e a que deve marcar a estreia de Duca Rachid e Thelma Guedes no horário.

Sagrada Família já estava com praticamente todo o elenco definido, e as gravações começariam em novembro. Estarão na novela (se a Globo não alterar a escalação):  Claudia Abreu, Reynaldo Gianecchini, Grazi Massafera, Luisa Arraes, Otávio Augusto, Claudia Raia, Heloísa Périssé, Irandhir Santos, Humberto Carrão, Camila Morgado, Vera Holtz, Vladimir Brichta, Tarcísio Meira e Regiane Alves.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter@danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.