CONVERSA COM JOANA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Pastor Lívio (Breno da Matta) em Renascer: ele dará empurrãozinho em reconciliação de casal
Lívio (Breno da Matta) convencerá Joana (Alice Carvalho) a dar uma nova chance para Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer. Graças às palavras do pastor, ela irá até o acampamento e conversará com o marido para eles se acertarem. Com isso, o pastor se afastará ainda mais do final que o personagem teve na primeira versão da trama, em 1993, quando era padre e acabou se envolvendo amorosamente com a cozinheira.
Lívio afirmará que Tião é a prova de que Deus existe e encaminha diariamente todos no caminho certo. Ele estará mexido porque terá testemunhado o amigo virar líder dos sem-terra naturalmente e colocá-los em um trabalho promissor na fazenda de João Pedro (Juan Paiva), onde vão aprender a lidar corretamente com a terra.
"Tive com Tião no acampamento ainda há pouco", o pastor falará ao encontrar Joana na vila. "Ô, Pastor, se o sinhô vei querê me fazê eu me senti culpada... Me dê licença", responderá a mulher.
"Pelo contrário, Joana. Eu quero que você se sinta orgulhosa do homem que você tem ao seu lado", ele dirá. Ela falará que está sozinha e que não tem ninguém ao seu lado. "Pra ir atrás de um sonho...", ele vai ponderar. Joana resmungará que não tem sonho nenhum, só maluquice.
O pastor a interromperá e afirmará está muito orgulhoso do que Tião está fazendo. "Sabe, Joana... Eu tava desacreditado da vida, rodando por essas estradas quando a minha moto decidiu quebrar aqui... Justo aqui no mesmo dia que o jipe de padre Santo [Chico Diaz] pifou. E coube a mim oferecer uma carona àquele homem santo", ele lembrará.
Ele declarará que desde aquele dia se pergunta por que tinha que ser ali dentre todas cidades, comunidades e vilarejos pelos quais passou. "Hoje, ouvindo Tião falar praquela gente, não sei... Mas foi como se eu tivesse vendo o Espírito Santo se materializar diante dos meus olhos... Bem ali, na minha frente... Tomando o corpo de Tião e fazendo dele instrumento da sua vontade", revelará o religioso.
Ela arregalará os olhos e afirmará que até outro dia o marido estava esperando uma galinha botar o ovo do capeta. "Eu lhe juro. E juro que não sentia a presença de Deus assim há muitos e muitos anos!", dirá o pastor.
Em seguida, ela surgirá chegando ao acampamento e enchendo o peito do marido de felicidade. "Essa aqui é minha Joana... Joana, esses aqui são meus irmão e minhas irmã de luta", anunciará o peão, que a beijará com amor.
Na versão original de Renascer, Lívio não era pastor, mas um padre vivido por Jackson Costa. O fato de ele ser sacerdote da Igreja Católica dava um conflito para a paixão que nasceu entre ele e Joana (Tereza Seiblitz), uma vez que o religioso tinha crises de consciência quanto ao seu voto de celibato.
Como um pastor não passa pelo mesmo problema, o romance seria "fácil" demais. Em 1993, o caso entre os dois só começou depois da morte de Tião, que se matou na cadeia após ser preso injustamente.
No remake, o autor Bruno Luperi já sinaliza que vai mudar o desfecho de Tião, assim como o de Joana, que deve terminar com Zinha (Samantha Jones).
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alice Carvalho
Breno da Matta
Bruno Luperi
Chico Diaz
Irandhir Santos
Juan Paiva
Renascer
Samantha Jones
Tereza Seiblitz
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.