MATOU NA INFÂNCIA
FOTOS: DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Tenório (Murilo Benício) chorará ao ver Trindade (Gabriel Sater) expor um crime do passado
Tenório (Murilo Benício) cairá no choro assim que Trindade (Gabriel Sater) irá expor um crime antigo dele em Pantanal. Em uma roda de viola na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), o músico tocará uma nova moda, que conta a história de um menino que assassinou um homem por vingança. Ninguém perceberá que se trata de um acontecimento real sobre a infância do vilão, mas ele entenderá tudo e se desesperará na novela das nove da Globo.
O personagem de Murilo Benício apareceu na fazenda sem avisar e, muito menos sem ser convidado. O "rei do gado" pediu para os peões tocarem Cavalo Preto na roda de viola, mas, com a chegada do vizinho, ele solicitou aos peões tocarem outra moda qualquer.
É então que um vento soprará para anunciar a chegada do cramulhão para tomar o corpo de Trindade em cenas previstas para irem ao ar nesta terça-feira (19).
Já possuído pelo demônio, o violeiro dirá que vai tocar uma música nova. "Vô tocá uma moda que nunca foi tocada aqui nessa fazenda. Mais que vai falá alto a uma pessoa. É a história d'um boinha e do filho d'um gato", declarará ele.
José Leôncio explicará que "boinha" é o filho de um boia-fria (trabalhador do campo), e Tibério dirá que gato é uma pessoa que "agencia" os boias-frias e os transporta de caminhão para o trabalho nas lavouras, uma espécie de empreiteiro de mão de obra.
O personagem de Gabriel Sater, então, começará a cantar, e a letra da música revelará uma história do passado de Tenório, algo que ninguém sabe, mas que o cramulhão quer expor.
Mariana (Selma Egrei) e Irma (Camila Morgado) estranharão e ficarão em choque com a narrativa, e Alcides (Juliano Cazarré) entenderá que é uma revelação. O pai de Guta (Julia Dalavia) tentará disfarçar seus sentimentos na roda de viola, mas cairá no choro.
Sem dizer que se trata de Tenório, a música de Trindade e do diabo contará a história de um pré-adolescente que, desolado com a morte dos pais após um acidente de caminhão, assassinou o motorista irresponsável.
Trindade em cena da novela
Enquanto isso, a novela intercalará as cenas da roda de viola com sequências em que Roberto (Cauê Campos) investigará o caso. No computador, o rapaz vai revirar fotos, documentos e reportagens sobre a morte do tal gato. Ele não encontrará evidências conclusivas, mas terá quase certeza de que seu pai foi quem matou o homem.
Já de volta na fazenda, Trindade terminará sua apresentação, que não terá agradado a todos. "Vocês que me perdoem, mas dessa eu não gostei. É tragédia demais pro meu gosto. Com tanta inspiração, vocês podiam cantar alguma coisa mais alegrinha", afirmará Mariana. "A vida também é feita de tragédia. Na verdade, ela é feita mais de tragédia que outra coisa", disparará Tenório.
"Tudo bem que a vida não seja nenhum faz de contas. Mas daí a você acreditar que um molecote do quê? Dos seus dez, 12 anos, seja capaz de tirar a vida de um homem por vingança já é demais", duvidará a avó de Jove (Jesuita Barbosa). Desolado, Tenório concluirá que é melhor ir embora dali.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#110 - Tenório descobre traição de Maria Bruaca em Pantanal!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.