Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DECEPÇÃO

Pantanal: Guta fuça passado podre de Tenório e dá de cara com crime bárbaro

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Julia Dalavia está caracterizada como sua personagem em Pantanal com chapéu, biquíni e uma camiseta cavada por cima

Em Pantanal, Guta (Julia Dalavia) descobrirá que Tenório (Murilo Benício) é acusado de assassinato

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 28/4/2022 - 21h00

Em Pantanal, Guta (Julia Dalavia) vai finalmente entender que seu pai é ainda pior do que ela poderia imaginar. E a descoberta acontecerá sem querer. A jovem escutará Ari (Claudio Galvan) falando pelo rádio para José Leôncio (Marcos Palmeira) que Tenório (Murilo Benício) é acusado de assassinato. Apesar de saber que o pai não é flor que se cheire, ela ficará abalada na novela das nove da Globo.

Em cenas que vão ao ar a partir de sábado (30), Jove (Jesuita Barbosa) vai furar com Guta, após combinar com ela de ir embora do Pantanal e desistir. Visivelmente chateada, ela perguntará o que mais ele quer fazer por lá, e o fotógrafo dirá que ainda quer fazer alguns retratos. 

A personagem de Julia Dalavia lembrará que ele já fotografou possivelmente todos os animais do Pantanal, e ele responderá que falta um: Juma Marruá (Alanis Guillen). A filha de Tenório e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) ficará mordida de ciúme e decepcionada com tudo.

Enquanto isso, Tadeu (José Loreto) ficará animado porque Jove está interessado em Juma, o que significa que deixará o caminho livre para ele e Guta. Inclusive, será o peão quem contará à jovem sobre a mudança de planos do filho de José Leôncio e a levará até a fazenda para conversar com o affair.

Para piorar, quando ela terminar de conversar com Jove, escutará Ari contando a José Leôncio que Tenório foi grileiro no Norte do Paraná, caçador de jacu e que houve até morte por causa disso. O companheiro de Filó (Dira Paes) dirá que o fazendeiro já havia lhe contado sobre as acusações, mas assegurado que não tinha culpa no cartório.

Ari, então, completará que o sujeito é podre de rico, mas tudo por baixo dos panos. E que ele saiu fugido do Paraná por essa história de grilagem. Só depois disso José Leôncio perceberá que Guta está ali. Mas o leite já estará derramado. Jove pedirá que ela espere, mas ela mandará o rapaz esquecê-la e sairá bastante chateada com tudo.

A moça implorará a Tadeu que a leve para casa e ficará muda e triste por todo o caminho. O peão achará que é por causa de Jove, mas ela estará chateada mesmo com as coisas que ouviu sobre pai. Isso porque Guta nem imaginará que ele está ligado à morte do filho de Maria Marruá (Juliana Paes).

A relação com Maria Marruá

Em conversa com José Leôncio, o fazendeiro revelou detalhes de seu passado. "Meu negócio sempre foi comprar e vender terras. Desde mocinho. Eu comecei no norte do Paraná, muitos anos atrás, como caçador de jacu", disparou.

A expressão irônica deixou José Leôncio encucado, e Tenório debochou ao dizer que o termo se refere a corretor de terras que visa dar golpes em pessoas desinformadas. "A gente chamava de jacu os trouxas que compravam terras sem examinar direito os documentos, as escrituras. A maioria eram pequenos sitiantes que tinham juntado um dinheirinho", revelou.

Durante a conversa, Tenório detalhou o golpe dado à família de Maria anos atrás. Em Sarandi, no Paraná, ele vendeu terras para Gil (Enrique Diaz) e várias famílias. Todavia, os documentos não davam a posse a eles, por isso o verdadeiro dono pediu a reintegração.

A partir daí, o processo foi parar na Justiça. Com isso, Gil, Maria e Chico (Tulio Starling) perderam as terras e o dinheiro da compra. O fato culminou em um grande conflito e na morte do jovem.

"Eu ganhei muito dinheiro naqueles tempos. Na região do Sarandi, eu vendi terras adoidado. Mas aconteceram uns entreveros. Um coitado que perdeu todo o dinheiro, chegou a matar um grileiro!", detalhou Tenório, em referência à vingança de Gil pela morte do filho.

O posseiro matou o grileiro dono das terras e fugiu com Maria para o Pantanal. Enquanto isso, Tenório já estava longe do Paraná. "Fiquei sabendo do caso pelos jornais", contou ele para José Leôncio, que classificou o fato como safadeza. "Você não tinha culpa no cartório?", questionou o rei do gado.

Tenório, claro, negou, dizendo que era apenas intermediário. Enquanto isso, a vingança da família do grileiro culminou na morte de Gil e Maria. Já Muda (Bella Campos), filha do homem, pensa em matar Juma para acabar de vez com a raça dos Marruá.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#98 - Será o fim de Davi e Isadora em Além da Ilusão?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.