VOZ DO ALÉM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tenório (Murilo Benício) terá infância terrível exposta pelo cramulhão em roda de viola
Tenório (Murilo Benício) vai bufar de ódio pelos seus próprios pecados em Pantanal. Além de ser exposto pelo capeta em público, o grileiro será "apunhalado" pelo próprio filho, Roberto (Cauê Campos), na novela das nove da Globo. Enquanto Trindade (Gabriel Sater) conta que o crápula matou um homem durante a infância, o caçula de Zuleica (Aline Borges) escavará a mesma descoberta.
De certa forma, a culpa da apresentação falida recairá sobre José Leôncio (Marcos Palmeira). O fazendeiro convidará o vizinho para uma roda de viola e exigirá que Trindade e Tibério (Guito)apresentem uma moda inédita. O administrador da fazenda conseguirá se safar do desafio, mas Trindade contará com uma ajuda sobrenatural para impressionar o patrão.
O capeta, então, soprará a letra da música em seus ouvidos, e o violeiro se apressará a tocar. O que ele não saberá é que o conto narrado na melodia é baseada em fatos bem reais. "É a história d’um boinha e do filho d’um gato", anunciará o peão.
Ninguém entenderá nada. "Boinha é fio de boia fria", explicará o fazendeiro. "E gato é chofer de caminhão que aluga os boiafria pra trabalhar nas lavouras", completará Tenório. O amigo do capeta, então, começará a dedilhar sua viola. A música remontará a história de um pré-adolescente que, desolado com a morte dos pais após um acidente de caminhão, assassinou o motorista irresponsável.
Parte da história não é completamente desconhecida: o personagem de Murilo Benício já havia contado que seus pais morreram dessa forma durante um desabafo com Guta (Julia Dalavia).
reprodução/tv globo
Trindade invocará o passado de Tenório
O assassinato será a grande revelação, e essa parte da história levará o grileiro às lágrimas. "A vida também é feita de tragédia. Na verdade, ela é feita mais de tragédia que outra coisa", comentará o fazendeiro, em cenas que irão ao ar nos próximos capítulos.
"Tudo bem que a vida não seja nenhum faz de contas. Mas daí a você acreditar que um molecote do quê? Dos seus dez, 12 anos, seja capaz de tirar a vida de um homem por vingança já é demais", dirá Mariana (Selma Egrei), que já estará hospedada na fazenda do ex-genro.
O cramulhão não terá destacado o passado do fazendeiro à toa. Enquanto Tenório chora com as recordações, Roberto decidirá entender mais da história do pai. Ele invadirá o escritório do grileiro na casa de São Paulo e, sem mais nem menos, começará a escavar documentos, fotos e papéis velhos.
Em determinado momento, ele encontrará uma penca de matérias sobre a morte de um tal Gato --que, supostamente, foi assassinado por uma criança. De cara, o caçula terá certeza de que a criança assassina é Tenório.
Para provar seu ponto, o rapaz procurará ainda mais documentos, na esperança de achar algo que se refira nominalmente ao grileiro. Nada. Depois de horas, ele ainda terá de lidar com a mãe. Zuleica ficará confusa com a bagunça que o jovem terá criado.
JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO
Roberto, o caçula de Tenório e Zuleica
Antes da mulher sequer abrir a boca, porém, Roberto exigirá saber mais sobre aquela história. Qual a relação do tal Gato com Tenório, afinal? "O seu pai me contou desse acidente uma única vez", começará a enfermeira. "E ele mencionou ter matado o motorista?", instigará Roberto. "Não dá para dizer que foi ele", rebaterá a mulher
"É coincidência demais, mãe. O mesmo acidente, as datas, a região... Tudo indica que esse menino que matou o Gato é o meu pai", encerrará Roberto.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.
Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#107 - Madeleine volta em Pantanal? Novela dá pista" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.