Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ADEUS, MARIA MARRUÁ

Pantanal: Filho de Tenório mata onça mãe de Juma para salvar pai; saiba como

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Retrato de uma onça da novela Pantanal

A onça Maria Maurrá será assassinada pelo filho de Tenório (Murilo Benício) em Pantanal

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 9/8/2022 - 4h00
Atualizado em 9/8/2022 - 8h33

Na pele de Juliana Paes, Maria Maurrá morreu já faz tempo em Pantanal, mas continuou aparecendo na novela das nove da Globo em forma de onça. Sempre disposta a proteger a filha, Juma (Alanis Guillen), a posseira passa boa parte do tempo nos arredores da tapera e acabará morrendo, dessa vez, para proteger o Velho do Rio (Osmar Prado).

Quem matará a onça será Renato (Gabriel Santana), filho de Tenório (Murilo Benício). Ele acompanhará o pai em busca da sucuri que quase terá matado o grileiro em uma nova tentativa. Em vez de encontrar a cobra, Tenório e Renato darão de cara com a onça, que deixará claro que eles não são bem vindos ali.

Renato dirá ao pai para eles voltarem sem fazerem movimentos bruscos. O fazendeiro, mordaz, falará que aquela terra tem dono: "Num vô arredar o pé do que é meu! Sai da frente, sua maldita... Ou eu te mato!".

A onça, no entanto, vai dar um esturro mais alto. Desesperado, o filho do meio de Zuleica (Aline Borges) vai querer ir embora. Já o vilão estará quase passando a mão na arma, mas a onça perceberá o seu gesto, saltará sobre o peito de Tenório e o derrubará no chão, fazendo a arma cair aos pés de Renato.

O pai de Guta (Julia Dalavia) mandará o filho atirar na onça. Ela parecerá entender o aviso e vai avançar sobre Tenório. Quando ele fechar os olhos, dando a morte como destino certo, um estampido seco cortará a campina. No mesmo momento, Juma saltará: "A mãe tá em pirigo e precisa de ajuda!".

Gabriel Santana como Renato

Gabriel Santana como Renato na novela

Onça desaparece e deixa rastro de sangue

Ao abrir os olhos, Tenório sentirá o sangue da onça sobre si. Olhará para o lado e verá Renato, paralisado, em choque, mas a onça não estará ali. "O que foi que eu fiz, meu Deus... O que foi que eu fiz?", perguntará o rapaz. "Você fez o que tinha que fazer... É. E salvou a vida do teu pai!", responderá Tenório.

Renato ainda dirá que o animal não iria fazer nada, mas o fazendeiro o interromperá: "Agora ela vai morrer... Longe daqui. Vem, vâmo voltar pra casa... Que tá ficando tarde". Ele puxará o herdeiro dali, quase arrastando-o. O garoto não terá nem reação.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#113 - Matias confessa assassinato em Além da Ilusão!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.