Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRISE NA GLOBO

Na Bahia, O Sétimo Guardião perde liderança para reprise bíblica da Record

Reprodução/TV Globo

Valentina fica ferida ao ser atacada pelo gato León ao invadir a fonte mágica em O Sétimo Guardião - Reprodução/TV Globo

Valentina fica ferida ao ser atacada pelo gato León ao invadir a fonte mágica em O Sétimo Guardião

DANIEL CÉSAR

Publicado em 5/4/2019 - 6h14
Atualizado em 5/4/2019 - 6h47

O programa mais visto em Salvador não é O Sétimo Guardião. A principal novela da Globo foi desbancada por uma reprise da Record. Durante todo o mês de março, de acordo com o Ibope, A Terra Prometida teve a melhor audiência da TV na capital baiana. Enquanto a trama da Record atingiu média de 19,6 pontos, a novela de Aguinaldo Silva ficou com 19,0. Os números mostram que a crise que a Globo vem enfrentando na Bahia está longe de acabar.

No último mês, a Globo enfrentou diversas derrotas para a Record na Bahia, mas a perda do posto de programa mais visto por O Sétimo Guardião é considerada um vexame. A novela das nove é o produto mais caro da TV brasileira e, historicamente, lidera com folga em todas as regiões do país. Na Grande Salvador, um ponto no Ibope equivale a 13.554 domicílios ou 36.859 pessoas.

A trama bíblica da Record e a novela de Aguinaldo Silva não competem diretamente. A Terra Prometida é exibida das 19h50 às 20h45, e O Sétimo Guardião começa por volta das 21h20. A história de Josué (Sidney Sampaio) supera, portanto, a novela das sete da Globo e parte do Jornal Nacional --só às quartas, quando a Globo adianta a grade por causa do futebol, os dois produtos batem de frente durante dez minutos.

A rejeição dos telespectadores de Salvador à novela de Aguinaldo Silva não vem de agora. A trama nunca alcançou altos índices de audiência, sempre girando em torno dos 20 pontos, mas março foi o primeiro mês em que O Sétimo Guardião não ficou no topo dos programas mais vistos na capital baiana.

Segundo Sol, novela ambientada justamente em Salvador, marcou 35 pontos no Ibope na Bahia em sua última semana, antes de entregar para O Sétimo Guardião. A trama de João Emanuel Carneiro foi acusada de embranquecer a capital baiana.

A crise na Bahia atinge toda a programação da Globo. A afiliada da emissora no Estado sofreu derrotas consecutivas para a Record e até lançou uma "Maju baiana" para tentar ganhar simpatia entre a população de origem negra.

Segundo o Ibope, a Record colocou oito programas na liderança no mês passado. Além da reprise de A Terra Prometida, as novelas da tarde (Bela, a Feia e Essas Mulheres) também atingiram o primeiro lugar de audiência, assim como o Fala Brasil e o Hoje em Dia. Outra reprise líder foi a série A Nova Super Máquina (2008).

Os programas locais também mantiveram a liderança contra a Globo. O matutino Bahia no Ar e o Balanço Geral Bahia venceram a disputa. O BA Record terminou março dividindo a liderança. Isso fez com que a Globo reagisse e apostasse em negros e programas locais.

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.