SUCESSO

Histórico: Record ganha da Globo na Bahia durante 24 horas em pleno Carnaval

Reprodução/TV Itapoan

O apresentador Adelson Carvalho comanda a versão baiana do Cidade Alerta, da TV Itapoan - Reprodução/TV Itapoan

O apresentador Adelson Carvalho comanda a versão baiana do Cidade Alerta, da TV Itapoan

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 08/03/2019, às 05h43

A crise de audiência da Globo em Salvador chegou ao seu auge em pleno Carnaval: a Rede Bahia, afiliada da emissora no Estado, perdeu por dois dias consecutivos para a TV Itapoan, que transmite a programação da Record. A derrota ocorreu na média das 24 horas, que considera a madrugada, horário em que a Itapoan exibe programas ligados à Igreja Universal do Reino de Deus.

Segundo dados obtidos pelo Notícias da TV, na média 24 horas de terça (5), no auge da transmissão do Carnaval, a Rede Bahia registrou 8,3 pontos. Ficou três décimos atrás da Itapoan. A filiada da Record também bateu as TVs Aratu (SBT), e Band, que também investiram na cobertura da folia e tiveram 5,5 e 1,1 pontos, respectivamente.

No mesmo dia, a TV Itapoan conseguiu sua primeira vitória no horário nobre, na faixa das 18h à meia-noite. Foi embalada pelo bom desempenho das novelas A Terra Prometida e Jesus, que bateram o Jornal Nacional por 16,8 contra 15,6 pontos no Ibope da Grande Salvador.

Já na quarta-feira (6), enquanto a concorrente mostrava a ressaca do Carnaval, com os últimos blocos e trios elétricos pelas ruas, a Itapoan liderou novamente na média 24 horas, com um desempenho ainda maior. Teve 9,8 pontos, contra 9,4 da Rede Bahia, 5,1 da Aratu e 1,3 da Band local.

Até cadáver Globo já mostrou

A situação da Globo na Grande Salvador é tão dramática que, para tentar estancar a sangria, a emissora decidiu situar uma novela das nove na capital baiana. Não deu certo: Segundo Sol foi a terceira pior audiência de uma novela das nove no Estado.

Outro momento de fundo do poço ocorreu em fevereiro do ano passado, quando o Jornal da Manhã, equivalente ao Bom Dia São Paulo, exibiu o corpo de um homem morto, estirado no chão, em plena luz do dia, às 6h49 da manhã.

A Record vem impondo derrotas à Globo há quase dois anos. Começou vencendo a concorrente durante o dia, a partir das 7h. Há um ano, já ganhava até o início da faixa de novelas da Globo. Em junho do ano passado, pela primeira vez bateu a Globo na média das 7h à meia-noite, incluindo o horário nobre.

Agora, a vitória da afiliada baiana da Record na média que inclui até mesmo as madrugadas religiosas parece ser o último prego no caixão da Rede Bahia. A emissora já conseguiu quebrar o conceito de grade integrada da Globo ao tirar da sua programação o Bem Estar e uma parte do Bom Dia Brasil. O que mais vai rodar?

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu casal favorito no Power Couple?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook