Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REDE BAHIA

Criticada por falta de negros, Globo contrata 'Maju baiana' para previsão do tempo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luana Assiz apresenta a previsão do tempo no BATV: contratação de 'Maju da Bahia' amplia representatividade - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luana Assiz apresenta a previsão do tempo no BATV: contratação de 'Maju da Bahia' amplia representatividade

LUIZA LEÃO

Publicado em 28/3/2019 - 5h49

Em crise de audiência em Salvador, onde sofre sucessivas derrotas para a Record, e criticada pela falta de representatividade em seu elenco, a Globo encontrou na jornalista Luana Assiz a sua "Maju baiana". Negra, a repórter começou a apresentar o mapa-tempo na TV Bahia, afiliada da emissora no Estado. Além da exercerem a mesma função, Luana e Maju até se parecem.

Luana assumiu a previsão do tempo em 12 de março no telejornal BATV, capitaneado por Fernando Sodake. Ela substituiu a jornalista Acácia Lirya, que deixou a emissora após 11 anos.

A "Maju baiana" é uma das apostas para o reposicionamento da emissora no quesito representatividade --no momento, a TV Bahia não tem nenhum âncora negro.

No Jornal da Manhã, dois repórteres negros do G1 também foram escolhidos para apresentar o quadro Afrojob, que destaca oportunidades de empreendedorismo e emprego entre pessoas de cor. A iniciativa ajudou o matinal a crescer no Ibope.

Em sua estreia na Globo baiana, Luana celebrou a nova etapa na carreira com uma postagem no Instagram: 

Antes de estrear na Globo, a "Maju baiana" foi apresentadora da TVE, fundação ligada à Secretaria da Educação do Estado. Por lá, ela apresentou programas e fez reportagem de rua durante pouco mais de um ano. Luana também trabalhou na Rádio CBN, quando ela ainda operava em Salvador.

Cadê os negros?

No ano passado, a Globo foi criticada ao situar a novela Segundo Sol na capital baiana e escalar majoritariamente atores de pele clara para compor a população soteropolitana --83% dos moradores da cidade se declaram negros ou pardos. A novela foi o terceiro pior ibope de uma trama das nove no Estado.

A Record vem impondo derrotas à Globo há quase dois anos. Começou vencendo a concorrente durante o dia, a partir das 7h. Há um ano, já ganhava até o início da faixa de novelas da Globo. Em junho do ano passado, pela primeira vez bateu a Globo na média das 7h à meia-noite, incluindo o horário nobre.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.