Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARCA HISTÓRICA

O que é mulher cisgênero? Saiba por que termo aparece em Salve-se Quem Puder

Reprodução/TV Globo

Catatau e Renatinha se abraçam sorrindo

Catatau (Bernardo de Assis) e Renatinha (Juliana Alves) viverão um romance no fim da novela

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 30/6/2021 - 15h23

Em sua reta final, Salve-se Quem Puder será a primeira novela a exibir um beijo entre um homem transexual e uma mulher cisgênero. Os protagonistas desta cena serão Bernardo de Assis, ator trans que interpreta Catatau, e Juliana Alves, que vive Renatinha. Porém, muitos telespectadores ainda não entendem o que significa ser uma mulher cisgênero (ou "cis", na versão abreviada). 

De acordo com o grupo Aliança LGBTI, cisgênero é uma pessoa --homem ou mulher-- que se identifica com os aspectos do gênero atribuído ao nascer. Isso engloba as pessoas que não são transgênero (transexuais, travestis ou não-binárias, por exemplo). 

O prefixo "cis-" é usado porque é o oposto do "trans-", e também é empregado no início de palavras para designar algo que está "ao mesmo lado".

Outra confusão comum é entre identidade de gênero e orientação sexual, que não têm relação. Uma mulher cisgênero não é, necessariamente, heterossexual. Um homem ser transgênero não o torna homossexual. 

Transfobia

Na trama de Daniel Ortiz, o casal formado entre Catatau e Renatinha parecia improvável. Isto porque, no início da novela, a secretária insistia em chamar o estagiário pelo pronome feminino e não respeitava a identidade de gênero do colega.

A atitude da personagem de Juliana Alves nada mais é do que um exemplo de transfobia, preconceito que não se limita à ficção. Bernardo de Assis chegou a sofrer ataques contra sua identidade de gênero justamente por interpretar o personagem na novela. Após dar uma entrevista sobre Catatau, foi intimidado e ameaçado de morte em suas redes sociais. 

Na semana final de Salve-se Quem Puder, Renatinha, que passou a novela inteira apaixonada por Rafael (Bruno Ferrari), desenvolverá um carinho especial pelo colega. Ela chegará a defender Catatau de mais ataques transfóbicos, dessa vez de Tammy (Lívia Inhudes) e Isaac (Conrado Caputo).

O romance dos dois, então, vai deslanchar com um beijaço em público, cena que vai ao ar no capítulo de 14 de julho. Na semana seguinte, Salve-se Quem Puder será substituída pela reprise de Pega Pega, novela exibida em 2017.


Você pode ouvir mais sobre Salve-se Quem Puder e todas as novelas no ar pelo link abaixo, no 63º episódio do podcast Noveleiros, do Notícias da TV.

Ouça "#63 - Tudo sobre o reencontro de Kyra e Rafael em Salve-se Quem Puder!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas da Globo.


Resumos Semanais

Resumo da novela Salve-se Quem Puder: Capítulos de 14 a 17 de julho

Quarta, 14/7 (Capítulo 99)
Kyra fica dividida entre o amor que sente por Rafael e Alan. Luna explica a Mário que Helena foi vítima de Hugo e que ela ama o pai. Ermelinda pede desculpas a Alexia. Helena apoia a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.