Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTAGIÁRIO

Salve-se Quem Puder: Quem é Bernardo de Assis, homem trans que faz Catatau

Reprodução/TV Globo

Bernardo de Assis, ator que interpreta Catatau, olha para frente desconfiado em cena de Salve-se Quem Puder

Catatau (Bernardo de Assis) é o estagiário da Labrador Digital em Salve-se Quem Puder, da Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 25/5/2021 - 18h00

Em sua primeira novela, o ator Bernardo de Assis já conseguiu emplacar o tema do preconceito contra os transexuais em rede nacional. Seu personagem Catatau, de Salve-se Quem Puder, não deixou nenhuma dúvida sobre seu gênero quando foi tratado no feminino na novela das sete da Globo.

"Eu sou um homem, um homem trans!", disse o rapaz para Renatinha (Juliana Alves) no episódio da última sexta-feira (21). Na trama, o personagem é um estagiário da agência Labrador Digital, onde desenvolveu um interesse amoroso pela colega de trabalho. 

O pedido de respeito não é o primeiro momento em que a transfobia foi abordada na trama. Em um desabafo com Alexia (Deborah Secco), Catatau já havia mencionado outra situação de preconceito, dessa vez partindo da própria irmã.

"Eu gosto dela, mas ela infernizou a minha vida quando eu comecei a minha transição. Ela não se conformava de perder a irmãzinha fofa e ganhar um irmãozão de barba e tudo", contou o personagem. 

Transfobia na vida real

Na vida real, a oportunidade de escancarar estas questões para o público é uma faca de dois gumes para o ator Bernardo de Assis. Por um lado, ele coloca em prática seu sonho de mudar o mundo com a arte. "Eu vejo gente que não tem informações sobre a transexualidade, mas que está indo atrás e buscando o conhecimento", contou o ator no mês passado à coluna de Patrícia Kogut, no jornal O Globo.

Por outro lado, ele passa situações pavorosas e já chegou a ser intimidado depois de contar sua história em uma entrevista. "Quando abri meu Instagram, havia uma série de mensagens agressivas, algumas falando de questões religiosas e me ameaçando de morte", completou o intérprete. 

Do teatro à TV

O carioca de 26 anos começou a estudar teatro aos 12 e se graduou em interpretação teatral na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). A escola é a mesma que formou Paulo Gustavo e Fabio Porchat. 

Sua primeira peça de teatro foi Escuroclaro (2014), que fez antes da transição de gênero. Aos 21 anos, no processo de produção do espetáculo Bird (2016), Assis começou a se identificar como homem trans. 

O ator estreou na TV em Salve-se Quem Puder, trama de Daniel Ortiz que começou a ser exibida em 2020. "Além de ser minha primeira novela, foi um dos maiores desafios da minha vida", revelou no Instagram. 

No ano passado, ele esteve em cartaz com outros papéis. O artista foi protagonista na série Transviar, produzida pela Eparrêi Filmes e exibida em alguns canais regionais, como TVE Bahia e TV UFAM, do Amazonas, além de participar da série Todxs Nós, da HBO. 

No streaming, sua estreia foi em Noturnos, série produzida pelo Canal Brasil e disponível no Globoplay.

Única novela inédita na Globo, Salve-se Quem Puder está toda gravada. Com a exibição dos 53 capítulos inéditos para encerrar a saga, a previsão é a de que a novela termine em 16 de julho. Uma nova reprise entrará na faixa das 19h porque a emissora decidiu adiar a estreia de Quanto Mais Vida, Melhor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#60 - Kyra cai nos braços de Alan em Salve-se Quem Puder!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas da Globo.


Resumos Semanais

Resumo da novela Salve-se Quem Puder: Capítulos de 14 a 17 de julho

Quarta, 14/7 (Capítulo 99)
Kyra fica dividida entre o amor que sente por Rafael e Alan. Luna explica a Mário que Helena foi vítima de Hugo e que ela ama o pai. Ermelinda pede desculpas a Alexia. Helena apoia a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.