Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Mais vista desde 2012

No final, O Outro Lado do Paraíso frustra expectativa e não supera Avenida Brasil

Reprodução/TV Globo

Patrick (Thiago Fragoso) e Clara (Bianca Bin) se casaram em uma das últimas cenas - Reprodução/TV Globo

Patrick (Thiago Fragoso) e Clara (Bianca Bin) se casaram em uma das últimas cenas

REDAÇÃO

Publicado em 11/5/2018 - 23h32
Atualizado em 12/5/2018 - 6h31

Previsível, o último capítulo de O Outro Lado do Paraíso registrou 46 pontos na Grande São Paulo, segundo dados preliminares, menos do que na véspera (48,5), frustrando expectativas na Globo de que superaria os 50. A novela fechou com média geral de 38,6 pontos e não conseguiu superar Avenida Brasil (2012), que teve 38,8 pontos.

A audiência do capítulo final está sujeita a confirmação pelo Ibope na próxima segunda-feira, mas, mesmo que mude, não irá alterar a ordem das tramas mais vistas dos últimos tempos. 

O Outro Lado do Paraíso chegou a empatar com Avenida Brasil na semana passada, mas, à exceção do capítulo da última terça, não conseguiu superar o desempenho da novela de João Emanuel Carneiro na reta final e ficou para trás. Seu último capítulo deu menos ibope do que a antecessora, A Força do Querer (50,1). Avenida Brasil cravou 52 na despedida.

A novela de Walcyr Carrasco, contudo, entrará para a história como a mais vista do horário nobre desde 2012, há seis anos.

O final da megera-mor da trama foi a repetição de uma cena dramática de Clara (Bianca Bin) na primeira fase, quando a mocinha tomou eletrochoques ao ser trancada em um hospício. Já a vingativa foi feliz para sempre com Patrick (Thiago Fragoso).

O capítulo teve duas horas e oito minutos de duração. O primeiro bloco foi todo destinado ao final do julgamento de Sophia (Marieta Severo).

Depois, a novela foi intercalando momentos de emoção com outros de alto astral, como a primeira transa do casal Clarick e a estreia de Beth (Gloria Pires) como estilista nas passarelas.

Um dos momentos mais inusitados foi a despedida de Caetana (Laura Cardoso). Após sua morte, Pabllo Vittar surgiu cantando no palco do bordel de Pedra Santa, e o espírito da cafetina flutuou sorridente pelo salão.

Mariano (Juliano Cazarré) foi promovido a chefe do garimpo e terminou feliz ao lado de Lívia (Grazi Massafera). O garimpeiro foi às lágrimas ao saber da gestação da patricinha. Até Mercedes (Fernanda Montenegro) e Josafá (Lima Duarte) tiveram cenas de beijos e amassos na cama.

O ex-agressor Gael (Sergio Guizé) aceitou numa boa ser dispensado pela ex-mulher e ganhou uma segunda chance. Ele socorreu Taís (Vanessa Giácomo) no meio da rua, toda machucada após apanhar do marido.

Depois de desabafos de ambos os lados, vieram beijos e abraços do novo casal em uma bela paisagem do Rio de Janeiro, cidade onde o playboy passou a viver. 

O elenco se despediu do público na cerimônia de casamento de Clara e Patrick. A grande recompensa da mocinha foi ouvir o filho, Tomaz (Vitor Figueirado), chamá-la de mãe pela primeira vez e dizer "eu te amo". 

Carrasco não tirou nenhuma cena secreta da manga. Os finais dos personagens foram exatamente como o Notícias a TV antecipou. Fernanda Montenegro foi a última a sair de cena.

Em um intervalo comercial, a Globo aproveitou para promover uma edição especial de O Outro Lado do Paraíso somente com as vinganças de Clara no aplicativo Globo Play. 

Confira fotos do último capítulo:

Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo

Confira cinco reportagens especiais sobre O Outro Lado do Paraíso:

De mimada a 'bicha pão com ovo': os sete mais odiados de O Outro Lado
Clara rejeitada e prisão de pedófilo levaram fãs da novela à loucura
De mocinha sem sexo a pacto com a morte: o fantástico mundo de Walcyr Carrasco
'A primeira tesourada é inesquecível', diz atriz que interpretou vilã da trama
Chega de achincalhar: cinco vezes em que O Outro Lado arrasou

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.