VALE DE LÁGRIMAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Leopoldina (Leticia Colin) é consolada por Anna (Isabelle Drummond) em cena de Novo Mundo
Ao menos na ficção, Leopoldina (Leticia Colin) escapará de um destino trágico ao ser saudada pelo povo como a imperatriz do Brasil no último capítulo de Novo Mundo nesta sexta (28). O final feliz, no entanto, não aconteceu na vida real. Humilhada pelo marido, a arquiduquesa definhou de tristeza até morrer durante um aborto espontâneo em 1826 --uma tragédia que atormentou dom Pedro (1798-1834) até o fim da vida.
Em sua primeira exibição em 2017, o folhetim escrito por Alessandro Marson e Thereza Falcão atendeu a um desejo do público que se compadeceu com o sofrimento da protagonista de Leticia Colin. Nos braços de Pedro (Caio Castro), ela foi aplaudida pelo povo, para a inveja de Domitila (Agatha Moreira).
A princesa, no entanto, nunca se livrou da rival. A sua correspondência revela que ela precisou aturar a marquesa de Santos na Corte e, inclusive, em eventos oficiais como "dama de companhia" do imperador.
"Por amor de um monstro sedutor me vejo reduzida ao estado da maior escravidão e totalmente esquecida pelo meu adorado Pedro. Ultimamente, acabou de dar-me a última prova de seu total esquecimento a meu respeito, maltratando-me na presença daquela mesma que é a causa de todas as minhas desgraças", desabafou a fidalga em uma de suas missivas.
Aos 29 anos, em mais uma gestação difícil, Leopoldina viria a morrer por conta de uma hemorragia que também a fez perder um dos herdeiros do trono. O seu enterro foi um dos maiores do país até então e o povo, que a amava incondicionalmente, passou a acusar Domitila de tê-la envenenado.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Leopoldina (Leticia Colin) desmaia após descobrir cartas eróticas do marido na trama das seis
A fúria popular sobrou até para Pedro, que entrou para a História sob a suspeita de ter agredido a mulher em seus minutos finais com um chute --uma passagem que nunca foi confirmada pelos historiadores.
Segundo o pesquisador Paulo Rezzuti, autor de Leopoldina: A História não Contada (Leya), o príncipe ficou extremamente abalado com a perda e, corroído pelo remorso, decidiu romper de vez com a sua "favorita".
O monarca não só se recusou a finalmente se casar com Domitila como também a trocou pela nobre italiana Amélia de Leuchtenberg (1812-1873). Ao contrário da primeira imperatriz, ela foi feliz e respeitada por Pedro que, aparentemente, havia aprendido sua lição.
Com a estreia de Nos Tempos do Imperador adiada para 2021, Novo Mundo dará lugar à reapresentação de Flor do Caribe a partir da próxima segunda (31). Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das seis que a Globo reprisa devido à pandemia de coronavírus.
Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:
Ouça "#27: Emoções e reviravoltas no final de Novo Mundo!" no Spreaker.
Além de acompanhar as notícias de Novo Mundo aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 28 e 29 de agosto
Sexta, 28/8 (Capítulo 131)
Anna consegue se soltar e ataca Thomas. Piatã tem um pressentimento sobre Anna. Domitila assiste à coroação de dom Pedro. Matias se casa com Luana. A casa de Sebastião é incendiada e Libério o socorre. Piatã ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.