Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VALE DE LÁGRIMAS

Novo Mundo varre final trágico de Leopoldina para baixo do tapete

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Aos prantos, a atriz Leticia Colin como Leopoldina é abraçada por Isabelle Drummond, a Anna, em cena de Novo Mundo

Leopoldina (Leticia Colin) é consolada por Anna (Isabelle Drummond) em cena de Novo Mundo

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 28/8/2020 - 5h00

Ao menos na ficção, Leopoldina (Leticia Colin) escapará de um destino trágico ao ser saudada pelo povo como a imperatriz do Brasil no último capítulo de Novo Mundo nesta sexta (28). O final feliz, no entanto, não aconteceu na vida real. Humilhada pelo marido, a arquiduquesa definhou de tristeza até morrer durante um aborto espontâneo em 1826 --uma tragédia que atormentou dom Pedro (1798-1834) até o fim da vida.

Em sua primeira exibição em 2017, o folhetim escrito por Alessandro Marson e Thereza Falcão atendeu a um desejo do público que se compadeceu com o sofrimento da protagonista de Leticia Colin. Nos braços de Pedro (Caio Castro), ela foi aplaudida pelo povo, para a inveja de Domitila (Agatha Moreira).

A princesa, no entanto, nunca se livrou da rival. A sua correspondência revela que ela precisou aturar a marquesa de Santos na Corte e, inclusive, em eventos oficiais como "dama de companhia" do imperador.

"Por amor de um monstro sedutor me vejo reduzida ao estado da maior escravidão e totalmente esquecida pelo meu adorado Pedro. Ultimamente, acabou de dar-me a última prova de seu total esquecimento a meu respeito, maltratando-me na presença daquela mesma que é a causa de todas as minhas desgraças", desabafou a fidalga em uma de suas missivas.

Aos 29 anos, em mais uma gestação difícil, Leopoldina viria a morrer por conta de uma hemorragia que também a fez perder um dos herdeiros do trono. O seu enterro foi um dos maiores do país até então e o povo, que a amava incondicionalmente, passou a acusar Domitila de tê-la envenenado.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Leopoldina (Leticia Colin) desmaia após descobrir cartas eróticas do marido na trama das seis


Segunda chance

A fúria popular sobrou até para Pedro, que entrou para a História sob a suspeita de ter agredido a mulher em seus minutos finais com um chute --uma passagem que nunca foi confirmada pelos historiadores.

Segundo o pesquisador Paulo Rezzuti, autor de Leopoldina: A História não Contada (Leya), o príncipe ficou extremamente abalado com a perda e, corroído pelo remorso, decidiu romper de vez com a sua "favorita".

O monarca não só se recusou a finalmente se casar com Domitila como também a trocou pela nobre italiana Amélia de Leuchtenberg (1812-1873). Ao contrário da primeira imperatriz, ela foi feliz e respeitada por Pedro que, aparentemente, havia aprendido sua lição.

Com a estreia de Nos Tempos do Imperador adiada para 2021, Novo Mundo dará lugar à reapresentação de Flor do Caribe a partir da próxima segunda (31). Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das seis que a Globo reprisa devido à pandemia de coronavírus.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#27: Emoções e reviravoltas no final de Novo Mundo!" no Spreaker.


Além de acompanhar as notícias de Novo Mundo aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 28 e 29 de agosto

Sexta, 28/8 (Capítulo 131)
Anna consegue se soltar e ataca Thomas. Piatã tem um pressentimento sobre Anna. Domitila assiste à coroação de dom Pedro. Matias se casa com Luana. A casa de Sebastião é incendiada e Libério o socorre. Piatã ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.