Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIM DE ROMANCE

Quem é a mulher que fez Pedro de Novo Mundo trocar Domitila no final da vida?

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

A atriz Agatha Moreira leva a mão ao peito com expressão de surpresa como a Domitila enquanto é olhada com desprezo por Caio Castro, o Pedro, em cena de Novo Mundo

Domitila (Agatha Moreira) e Pedro (Caio Castro) em Novo Mundo; marquesa perdeu o posto de 'favorita'

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 27/8/2020 - 6h50

O último capítulo de Novo Mundo vai trazer um final feliz para Leopoldina (Leticia Colin) que nunca existiu nos registros históricos. Ao contrário da novela das seis, a arquiduquesa nunca se livrou da marquesa que serviu de inspiração para Domitila (Agatha Moreira) na vida real. A única a conseguir despachar a "favorita" do imperador para bem longe da Quinta da Boa Vista foi a italiana Amélia de Leuchteberg (1812-1873).

As sequências que serão exibidas nesta sexta (28) mostrarão a vilã de Agatha Moreira revoltada com a coroação da rival como imperatriz do Brasil. Ela, contudo, não desistirá de reconquistar o seu posto de amante predileta do monarca. "Com certeza no futuro eu estarei ao lado de Pedro [Caio Castro], mas hoje é ela que está ali", rosnará a mau-caráter.

Os dois amantes, no entanto, jamais romperam seu romance durante os nove anos em que o príncipe permaneceu casado com a sobrinha-neta de Maria Antonieta (1755-1793). Humilhada na frente de toda a Corte, Leopoldina chegou a obrigar o marido a sair de casa e viver ao lado concubina no Solar dos Bragança.

A austríaca definhou de tristeza até finalmente morrer em 1826, deixando o caminho livre para que "Titila" sonhasse em oficializar seu relacionamento com o filho de dom João 6º (1767-1826). A comoção popular, no entanto, não deixou que o regente trouxesse a amásia para dentro do palácio --na época, ela foi acusada de "envenenar" sua adversária.

acervo/Museu Nacional de Soares dos Reis

Amélia de Leuchteberg foi pintada pelo retratista alemão Friedrich Dürck: segunda imperatriz 

O jogo político também evitou que Domitila sentisse o gosto de se tornar a primeira-dama do país. Com a corda no pescoço, Pedro foi convencido pelos seus ministros a se casar com uma nobre europeia a fim de assegurar mais uma aliança ao Brasil, cada vez mais isolado no xadrez global.

A escolhida foi dona Amélia, filha do vice-rei da Itália, que colocou cabresto no imperador assim que pôs os pés na América. Ela obrigou toda a Corte a falar apenas francês, gastou rios de dinheiro público para redecorar as residências oficiais e, principalmente, exigiu que o marido despachasse a "favorita" para São Paulo.

Hostilizada pelo povo, e vigiada de perto pela nova imperatriz, Domitila terminou os seus dias devotada à caridade. O seu túmulo no cemitério da Consolação, em São Paulo, até hoje é visitado por prostitutas que pedem por sua ajuda para conseguir um casamento e, assim, deixar a profissão.

Com a estreia de Nos Tempos do Imperador adiada para 2021, Novo Mundo dará lugar à reapresentação de Flor do Caribe a partir da próxima segunda (31). Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das seis que a Globo reprisa devido à pandemia de coronavírus.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#27: Emoções e reviravoltas no final de Novo Mundo!" no Spreaker.


Além de acompanhar as notícias de Novo Mundo aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 28 e 29 de agosto

Sexta, 28/8 (Capítulo 131)
Anna consegue se soltar e ataca Thomas. Piatã tem um pressentimento sobre Anna. Domitila assiste à coroação de dom Pedro. Matias se casa com Luana. A casa de Sebastião é incendiada e Libério o socorre. Piatã ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.