Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SERÁ?

Novela Renascer: Inocêncio paga dívida de pacto diabólico com morte do filho

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira usa camisa branca e está com expressão de surpresa em cena da novela Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer: história de cramulhão levar filho causa calafrios

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 23/4/2024 - 6h15

Em Renascer, a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas) vai dar calafrios em Tião Galinha (Irandhir Santos). Ele terá a certeza de que um de seus filhos também morrerá e acreditará que o assassinato do publicitário é uma quitação da dívida de José Inocêncio (Marcos Palmeira) com o demônio. Isso vai acontecer porque o coronel disse ao peão que, para ter um cramulhãozinho, ele teria de deixar o coisa-ruim levar sua mulher ou um de seus meninos.

Na novela das nove da Globo, o homem humilde já apareceu temendo o momento em que a galinha botar o ovo do cramulhãozinho. Ele caiu direitinho na conversa do fazendeiro. Não à toa, desde então, Tião arrisca o próprio emprego e vive uma crise no casamento porque não tira do colo a galinha preta que cria na esperança de ter um diabinho só seu.

A saga do ex-catador de caranguejos perdeu a força por conta da inocência dele. Na trama, Joana (Alice Carvalho) tem se destacado mais do que o marido: sofreu assédio sexual por parte de Egídio (Vladimir Brichta) e conseguiu conquistar dona Patroa (Camila Morgado) quando revelou toda a verdade à evangélica.

Nas cenas que vão ao ar a partir desta terça-feira (23), o público verá a notícia do assassinato de Venâncio se espalhar pela região. Tião ficará aflito e temerá ter de pagar com a mesma dor o pacto que está tentando fazer com o capeta.

Joaninha, no entanto, ainda não sabe que o marido concordou em perder um filho para ter o diabinho. Por isso, o peão sofre calado, sem desabafar com a mulher. Ela servirá comida ao marido no quintal da casa onde eles vivem, e perguntará se ele já sabe da tragédia com o filho do coronel.

Comé que ia sabê se a sua vida, agora, é só essa galinha... Mataro um dos fio do coroné José Inocêncio, aquele infiliz que buliu desse jeito co’a sua cabeça... E, digo mais: se o tar capetinha aprotege ele tanto, que nem você diz, Tião, comé que o coisa-ruim me dexea acontecê uma disgraça dessa? O home perdê um fio dele, Tião! Pensa nisso, home de Deus!

Tião deixará escapar que o fazendeiro deve estar pagando com atraso a parte dele no trato. "Do qué que você tá falâno, Tião?", indagará Joana, mas o ex-catador de caranguejo despistará depressa.

"Nada, não... Só tô quereno dizê, minha Joana, que o fio dele, que você tá dizêno que morreu, num tinha trato ninhum é! O trato é do pai, o diabinho da garrafa é dele", rebaterá Tião. "E se o capeta protege ele, que nem você diz, ia lhe dexá chorá a morte d’um fio, é?", insistirá a dona de casa. 

Tião não terá uma resposta, e Joana achará que a desgraça com o publicitário é castigo pelo fato de o coronel ter feito um pacto com o demônio. "E você, home de Deus, trocaria todo ôro do mundo por um fio seu? Me diz, Tião!", ela questionará. Nesse momento, Tião nem vai ter coragem de encarar a mulher. Ele rebaterá somente que isso não é pergunta que se faça.

Joana tem nojo do marido

Nesse momento, Joana tentará partir no dente a coleira da galinha, que estará ao lado de Tião. Mesmo com medo do que poderá acontecer com seus filhos, ele falará que não deixará a ave solta nem se estivesse em um caixão, como o filho do coronel. Ela entrará em casa berrando que está com nojo do marido.

"Então, me dexa ieu aqui, quéto no meu canto, que quando ieu enricá, lhe compro uma igreja interinha, cum tudo quanto santo que tivé lá dentro!", declarará Tião. No final da semana passada, ele passou a viver com a galinha do lado de fora da casa pois acha que o diabo não fez o filhote na ave ainda por causa dos crucifixos e dos santos que a mulher tem dentro de casa. 

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/5 a 8/6

Segunda, 27/5 (Capítulo 109)
José Inocêncio é surpreendido por Eliana, que lhe entrega documentos que comprovam que Buba é uma mulher trans. Sandra repreende Eliana. Inácia conta a Ritinha que Eliana esteve na fazenda. Eliana rejeita Damião. Augusto confronta José ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.