MARIDO TÓXICO
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Camila Morgado em cena de Pantanal (2022): atriz volta às novelas na segunda fase de Renascer
Camila Morgado fará uma Dona Patroa bem diferente da original no remake de Renascer. A atriz adianta que a personagem será uma cristã fervorosa, mas passará a ter uma visão mais progressista no decorrer da novela das nove da Globo. A intérprete é amiga de Eliane Giardini, que viveu a personagem em 1993, e conta que pediu a bênção para fazer a nova versão dessa mulher.
"Ela acredita que, através da fé, ela vai conseguir mudar o marido. O Bruno [Luperi, autor do remake] fez essa mudança que eu achei muito pertinente. Por que essa mulher, a Dona Patroa de hoje, em 2024, aceitaria todas as coisas que o marido faz, todas as perversões? Aí, foi acrescentada essa questão da crença, de ela ser uma crente muito fervorosa, de ter uma visão bem dogmática sobre as questões religiosas", diz Camila Morgado.
A alteração no perfil da dona de casa exemplar é importante para a sociedade discutir a postura de uma mulher como ela. Ao menos, essa é a intenção que o autor quer provocar com a mudança.
Na versão original do folhetim, Dona Patroa era casada com Teodoro (Herson Capri). O nome do marido mudou, mas não o seu comportamento. Vladimir Brichta viverá o vilão, que se chama agora Egídio.
"Ela é uma personagem que eu até fiquei muito contente de terem me chamado para fazer, porque é muito caseira, dona de casa, e normalmente não me chamam para papéis assim. Então, eu achei muito bom poder ser vista de um outro jeito", conta Camila.
A atriz afirma que Dona Patroa é também uma excelente mãe, uma mulher muito forte, que comanda a sua casa como ninguém, pois ela quer ser exemplar para o marido.
Ela sofre. Eu acho que a Dona Patroa vem com uma questão que é muito legal de a gente poder falar, que é essa questão do assédio. O marido é um perverso, um pervertido. Ela sofre um assédio moral, psicológico. Então, é muito importante a gente reforçar e dar nomes para essas coisas, para as mulheres também identificarem.
Camila conta que não assistiu à primeira versão da novela em 1993, pois já estava fazendo teatro, estudando seu ofício. Porém, ela correu para ver algumas cenas de Eliane Giardini como Dona Patroa no Globoplay porque sabe que foi em Renascer que a veterana estourou --assim como outros nomes do elenco naquela época.
"Eu assisti a alguns capítulos, mas eu não quis ficar muito presa ao que a Eliane fez, porque nós estamos em 2024", revela a artista, que afirma que a mudança da personagem também acontecerá em cena, no desenvolvimento da história.
"Ela vai começar a enxergar as coisas, começar a dar nome para as coisas que ela associa. Vai começar a ter uma visão mais progressista sobre o que ela está passando. Aí, acontece a virada dessa mulher", explica Camila.
Renascer foi criada por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente pela Globo em 1993. A adaptação da saga rural é feita pelo neto do autor, Bruno Luperi, e sua estreia acontecerá no próximo dia 22, no lugar de Terra e Paixão.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Camila Morgado
Eliane Giardini
Globo
Globoplay
Herson Capri
Novela das Nove
Renascer
Vladimir Brichta
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.