Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AMBIÇÃO

Renascer: Tião implora ajuda de José Inocêncio para fazer pacto com o diabo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tião (Irandhir Santos) em cena de Renascer

Tião (Irandhir Santos) em cena de Renascer; ele fará de tudo para fazer um pacto com o demônio

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2024 - 20h00

Decidido a sair da miséria, Tião (Irandhir Santos) surpreenderá José Inocêncio (Marcos Palmeira) ao pedir conselhos sobre o diabo em Renascer. O trabalhador rural implorará ajuda ao fazendeiro após ser ludibriado por Egídio (Vladimir Brichta) e não arredará o pé enquanto não conseguir a receita para fazer um pacto com o capetinha na novela das nove da Globo.

No capítulo desta quinta (29), o ex-catador de caranguejo descobriu que foi enganado pelo patrão. Egídio deu ao funcionário metade de um pedaço de terra, com a promessa de que ele poderia plantar e tirar lucro dali. Entretanto, Tião ficou em choque ao ver que o local estava abandonado e demandaria muito trabalho.

O coronel, então, contou ao empregado a história de José Inocêncio, que justifica parte de seu sucesso ao pacto com o diabo. O pobretão saiu da conversa obcecado e disposto a criar seu próprio capetinha dentro de uma garrafa para ficar rico.

No capítulo de quarta (6), o pobre coitado aparecerá de surpresa na Fazenda Jequitibá-Rei e terá uma conversa para lá de estranha com o dono daquelas terras. José Inocêncio quase não acreditará no pedido de Tião.

"Pra que você quer um diabinho?", perguntará ele. "É pra móde abrir meus caminho. Quero ter minhas roça, uma vida mió pra minha Joana [Alice Carvalho] e pros meus dois menino. Trabalho não dá isso não, seo José Inocêncio", disparará ele. "Eu faço um trato com demo pra ser dono, eu quero ser patrão", emendará.

Tomado pelo desejo de dar uma lição em Egídio, José Inocêncio decidirá pregar uma peça no funcionário dele. O fazendeiro perguntará quais são as coisas que o trabalhador mais ama na vida, e a resposta será, claro, os filhos e a esposa. Tião ouvirá do produtor de cacau que precisará oferecer um dos parentes ao demônio.

A determinação do ex-catador de caranguejo surpreenderá o protagonista. Tião responderá que de sua mulher não abre mão, já que poderá ter outros filhos com ela. Dessa forma, o diabo terá que escolher entre um de seus filhos.

José Inocêncio completará o conselho com uma receita bizarra: o homem precisará encontrar uma galinha virgem e cuidar dela para que nenhum galo se aproxime. Quando ela botar o primeiro ovo "fecundado pelo capetinha", ele deve pegar o ovo com as mãos e chocar para que o diabo nasça dali.

Será depois dessa conversa que o funcionário de Egídio ganhará o apelido de Tião Galinha, pois passará a andar com o bicho para todos os cantos. Mariana (Theresa Fonseca) chegará a repreender o marido por ter enganado o pobre iludido.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 19 a 29/6

Quarta, 19/6 (Capítulo 129)
Teca avisa a Du que não deixará o filho para fugir com o rapaz. Augusto conta a Buba que tudo indica que a criança de Teca é intersexo. Zinha se enfurece com a presença de Mariana ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.