ESQUEMA DO TONICO
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tonico (Alexandre Nero) em Nos Tempos do Imperador; vilão voltará a criticar família de presidente
Nos Tempos do Imperador voltará a colocar fogo na queda de braço entre a Globo e Jair Bolsonaro. Afinal, Batista (Ernani Moraes) não vai economizar elogios a Tonico (Alexandre Nero) por inventar um esquema de corrupção que já levou Flávio Bolsonaro a ser investigado pela Justiça. "Essa rachadinha ainda vai virar moda no Brasil", disparará o barão na novela das seis.
Não é a primeira vez, aliás, que o atual senador se tornou um dos alvos do folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Lota (Paula Cohen) já exigiu ao vilão que arranjasse o cargo de embaixador dos Estados Unidos para Bernardinho (Gabriel Fuentes) em troca de ajudá-lo a se entender com Dolores (Daphne Bozaski).
Bolsonaro foi criticado até por aliados em 2019 por também dar vazão à hipótese de ter Flávio no mesmo cargo, mas foi convencido a desistir da indicação para evitar uma derrota política caso o filho não fosse aprovado na tradicional sabatina do Senado.
A família de Lota, inclusive, voltará a ser usada para alfinetar a situação política do país. Nélio (João Pedro Zappa) vai ser execrado pelos parentes por ser o único a se posicionar a favor da abolição da escravatura.
"Mas o seu patrão não quer liberar o tráfico de escravos de novo? Vai falar para ele que tem que acabar com a escravidão? Fala não. Você não tem peito", debochará Bernardinho. "Cala a boca. Aliás, o Tonico também é seu patrão. Com a diferença que eu trabalho de verdade, e você nem isso", devolverá o rapaz vivido por João Pedro Zappa.
Nélio (João Pedro Zappa) na novela das seis
Nélio voltará a ser voto vencido dentro de casa por ser contra a "mamata" que o antagonista interpretado por Alexandre Nero arranjou para Bernardinho:
Qual é o problema? Foi o trato que a gente fez. Ele chamou de rachadinha. Devolvo metade do meu salário para ele e não preciso trabalhar. Já tem mais deputado na Câmara de olho no esquema.
"Esse Tonico é um gênio. Essa rachadinha ainda vai virar moda no Brasil", acrescentará Batista nas cenas que serão exibidas no próximo dia 3.
Bernardinho (Gabriel Fuentes) na trama da Globo
A novela, curiosamente, tem mais liberdade para fazer críticas ao episódio do que o próprio Jornalismo da Globo. A emissora foi proibida em setembro de 2020 de mostrar documentos ou peças relacionadas às investigações sobre supostas "rachadinhas" na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). A justificativa foi que o processo corria em segredo de Justiça.
O Gaecc (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção) do Ministério Público do Rio de Janeiro ficou responsável por apurar o suposto esquema no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro. Os autos foram remetidos à Subprocuradoria-Geral da Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos.
A "rachadinha" é uma prática de desvio de dinheiro em que uma pessoa é nomeada para exercer um cargo público, mas devolve parte ou mesmo a íntegra do salário ao político que a nomeou. Alguns sequer aparecem para trabalhar nos setores que foram locados, tornando-se os famosos "funcionários fantasmas".
Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alexandre Nero
Flávio Bolsonaro
Globo
Jair Bolsonaro
Nos Tempos do Imperador
Novela das Seis
Resumo das Novelas
Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2
Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.