Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALÉM DA APARÊNCIA

Como é um corpo saudável? Tiago acende alerta sobre gordofobia no BBB 22

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tiago Abravanel sem camisa no BBB 22

Tiago Abravanel no BBB 22: artista já discutiu a gordofobia dentro do reality show da Globo

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 3/2/2022 - 6h40

Tiago Abravanel levantou o debate sobre a gordofobia no BBB 22. Durante uma conversa com outros participantes, ele explicou que a palavra "gordo" é usada de forma pejorativa, mas que na verdade estar acima do peso não representa necessariamente a falta de saúde de um indivíduo.

"Gordo não significa falta de saúde. Ainda existe uma questão em relação a isso. Preguiça, nojo, várias dessas coisas, a sociedade associa à gordura. A gente precisa desconstruir isso. E não quer dizer que sou a favor da obesidade, isso vai além da forma física", desabafou o ator na ocasião.

O Notícias da TV levou o assunto ao psiquiatra Jairo Bouer, na live Consultório BBB, para determinar o que de fato é considerado um corpo saudável. Para o especialista, a questão vai além da aparência, já que na medicina é preciso muito mais do que o olhar para determinar a saúde de um paciente.

"Se você pensar na comunidade médica de uma forma geral, aprendemos na faculdade que obesidade, por exemplo, pode colocar a pessoa em situações de risco e até comprometer. Pode trazer prejuízos para o coração, cérebro e vasos sanguíneos. Ela é entendida hoje como um processo inflamatório global e pode fazer mal para sua saúde. Da mesma forma, a magreza excessiva é ruim para saúde", aponta.

Em termos médicos, um indivíduo é considerado obeso quando seu IMC (índice de massa corporal) está acima de 30 kg/m², sendo 25 kg/m² a classificação para pessoas com excesso de peso. Para obter esses números, é necessário fazer uma consulta com especialista.

"O sobrepeso vai ficar nessa faixa intermediária. O indivíduo que está acima do peso, mas tem uma alimentação saudável, atividade física regular, dorme bem, maneja bem seu estresse, é um indivíduo que pode ser muito mais saudável do que outro que está muito magro, dorme mal, come mal e é estressado pra caramba", ressalta Bouer.

Ele destaca ainda o body shaming (ridicularização do corpo, em tradução livre), termo usado para definir o julgamento a alguém por conta de seu corpo. Atitudes desrespeitosas podem causar danos psicológicos perigosos.

"Nesse sentido, a frase do Tiago pode ser entendida que não necessariamente o corpo gordo é igual a um que está doente. Tem todo esse movimento do body shaming que trabalha isso, uma forma de desconstruir que o corpo saudável e belo é apenas o magro. Não é assim. Você pode estar acima do peso e ser uma pessoal belíssima, desejada e desejável", conclui.


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo:

Ouça "#65 - O BBB22 deu errado ou ainda dá pra salvar?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.