CAIS DO VALONGO
VICTOR POLAK/TV GLOBO
Abena (Mary Sheyla) e Cândida (Dani Ornellas) na Pequena África de Nos Tempos do Imperador
O Cais do Valongo, na zona portuária do Rio de Janeiro, vai ser um dos cenários de Nos Tempos do Imperador, novela inédita das seis que estreia no próximo dia 9. A trama voltará até o século 19 para mostrar o lugar em que mais de meio bilhão de africanos raptados por traficantes de seres humanos na costa da África chegaram ao Brasil.
Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão ainda vão contar como essas pessoas enfrentaram o preconceito e a repressão do Estado para construir uma rede de apoio e afeto justamente nas proximidades do porto que serviu de palco para uma das maiores tragédias da humanidade.
"O papel da Pequena África dentro dessa novela é mostrar esse reduto, de pessoas livres e cúmplices entre si. Ali havia negros de várias nacionalidades africanas. E esse encontro era algo muito poderoso para se tentar manter uma identidade, no momento em que tudo o que não se queria era uma identidade negra", destaca Thereza.
O protagonista Jorge/Samuel (Michel Gomes) vai ser recebido de braços abertos pelos moradores da região, depois de fugir do interior da Bahia ao ser acusado de um crime que não cometeu --e ser salvo da morte por Pilar (Gabriela Medvedovski), com quem trocará juras de amor.
O rapaz, no entanto, sofrerá com a patrulha exagerada do policial Borges (Danilo Dal Farra), que passará a persegui-lo logo nos primeiros dias na capital do Império.
Dom Olu (Rogério Brito) na novela das seis
O jovem terá perdido o documento que o define como homem livre, e o agente da lei alegará que um negro sem emprego e sem documento deveria ser preso por vadiagem. Ele, no entanto, não passará a noite atrás das grades graças a intervenção de dom Olu (Rogério Brito) --considerado o rei da Pequena África.
O marido de Cândida (Dani Ornellas) goza de prestígio junto a dom Pedro 2º (Selton Mello) e evitará que o rapaz seja detido injustamente. Ele também o convidará para se juntar à sua família enquanto procura um lugar para se estabelecer no Rio.
Jorge/Samuel ainda chamará a atenção de Zayla (Alana Cabral/Heslaine Vieira), filha de Olu, que não medirá esforços para conquistar o coração do galã.
Jorge/Samuel (Michel Gomes)
A Pequena África é considerado um polo cultural no Rio de Janeiro e ganhou esse nome no início do século 20 graças as pinturas de Heitor dos Prazeres. O território compreende os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, desde a Praça Mauá até a Cidade Nova, na região portuária do Rio de Janeiro.
Além da Pedra do Sal e do Museu do Amanhã, o local também abriga o Cais do Valongo, que detém o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Ele é o único vestígio material da chegada dos africanos raptados e escravizados às Américas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2
Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.