Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

EDIÇÃO COMPLICADA

Mulheres Apaixonadas perde uma semana para embalar estreia de Paraíso Tropical

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Mulheres Apaixonadas, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro estão sentados lado a lado no calçadão de uma praia no Rio de Janeiro

Luciana (Camila Pitanga) e Diogo (Rodrigo Santoro) em Mulheres Apaixonadas: novela perdeu uma semana

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 1/11/2023 - 14h00

Se a Globo não mudar de ideia novamente, Mulheres Apaixonadas vai terminar em 1º de dezembro, uma semana antes do previsto. A emissora deseja agilizar a reta final da trama de Manoel Carlos no Vale a Pena Ver de Novo para embalar a estreia de Paraíso Tropical, que tem seu começo marcado para 27 de novembro.

Durante cinco dias, as duas novelas irão dividir a faixa destinada às reprises dos clássicos do horário nobre. A partir de 4 de dezembro, a criação de Gilberto Braga (1945-2021) e Ricardo Linhares seguirá sozinha. Assim, terá mais tempo para tentar cativar o público antes do recesso de fim de ano, período em que a audiência costuma cair.

A alta cúpula da Globo orientou o departamento de programação para que tomasse bastante cuidado com a edição da história. Repleta de temas polêmicos, como prostituição, sexo e consumo de drogas, a novela de 2007 tinha classificação indicativa de 14 anos.

Para ir ao ar à tarde, o ideal é que a história seja recomendada para telespectadores a partir de 10 ou 12 anos. Mulheres Apaixonadas, por exemplo, teve classificação de 14 anos em sua exibição no horário original e, em sua reapresentação, está sendo recomendada para maiores de 12 anos. 

Segundo o Ministério Público, a novela contém cenas de conteúdo sexual, drogas lícitas e temas sensíveis. Para evitar problemas com Paraíso Tropical, a emissora está editando os capítulos com atenção extra. Como os tempos são outros, a Globo está preocupada para que a trama não seja reclassificada para menores de 16 anos.

A ideia de apostar na "catiguria" de Bebel (Camila Pitanga) foi de Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo. Cotada inicialmente para a faixa, Salve Jorge (2012) foi engavetada, apesar de a equipe de programação já ter começado a trabalhar na edição da novela de Gloria Perez. Na avaliação do executivo, o folhetim protagonizado por Alessandra Negrini tem mais chance de angariar audiência durante o verão.

Segundo fontes do Notícias da TV, um dos motivos que o fizeram chegar a essa conclusão é a presença de Camila Pitanga em Beleza Fatal, a primeira novela da HBO Max. A trama inédita pode despertar o interesse do público para a carreira da atriz, e Bebel é uma de suas personagens mais marcantes. Com isso, a Globo pode surfar na onda da concorrente.

O executivo também acredita que uma trama ensolarada, ambientada nos cartões-postais do Rio de Janeiro, seria um trunfo para segurar o público no período do verão e das férias

Internamente, houve quem reclamasse dos cortes que precisarão ser feitos para exibir a novela à tarde. Mesmo assim, Soares manteve a decisão. Ele tem consciência de que abrirá mão de algumas cenas da trama de Gilberto Braga  e Ricardo Linhares, mas preferiu seguir por esse caminho do que apostar as cartas em Salve Jorge, que foi muito criticada na exibição original.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.