Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ABALADA PELO CORONAVÍRUS

Malhação chega ao último capítulo chocha, capenga e sem beijo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Alanis Guillen, à esquerda, caracterizada como a Rita, olha para Pedro Novaes, à direita como Filipe, em cena de Malhação: Toda Forma de Amar

Os protagonistas Rita (Alanis Guillen) e Filipe (Pedro Novaes) em cena de Malhação: Toda Forma de Amar

DANIEL FARAD

Publicado em 3/4/2020 - 5h43
Atualizado em 3/4/2020 - 19h16

Malhação: Toda Forma de Amar chegou ao último capítulo nesta sexta-feira (3) sem um final feliz tanto na frente, quanto atrás das câmeras. A temporada terminou sem festas nos bastidores e com um desfecho escrito às pressas por Emanuel Jacobina. Na despedida, Rita (Alanis Guillen) e Filipe (Pedro Novaes) vão apenas explicar ao público o destino dos principais personagens --sem nem direito a beijo entre os protagonistas.

A trama foi uma das mais prejudicadas pelas medidas de segurança impostas pela Globo em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19) no país. Encurtada em cerca de um mês, a novela perdeu semanas decisivas e encerrou, aos trancos e barrancos, uma série de histórias que ainda estavam longe de serem resolvidas.

Chocho, o casal principal é a cara de uma temporada do folhetim que não cometeu tantos erros quanto Vidas Brasileiras (2018), mas também está longe de ser um sucesso como Viva a Diferença (2017) --que volta ao ar na próxima segunda (6).

Morno e sem sal, o romance central não empolgou o público e sobreviveu durante meses de exibição à base de clichês, alguns repetidos à exaustão. Rita, por exemplo, sofreu dois sequestros praticamente seguidos e, até ontem (2), estava presa em um cativeiro improvisado por Rui (Romulo Arantes Neto) em um cemitério.

Jacobina propôs uma narrativa mais adulta, na qual a mocinha de Alanis Guillen passou longe dos dilemas adolescentes para enfrentar, de cara, uma guerra na Justiça pela guarda da filha com Lígia (Paloma Duarte). A história não empolgou e teve uma resolução nada impressionante: as duas vão dividir a guarda de Nina.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Romulo Arantes Neto como o psicopata Rui no folhetim: vilão carismático roubou a cena


Desfecho amargo

Sem tempo hábil para dar outra cara às cenas finais, Emanuel não pode recorrer a outros personagens mais carismáticos para dar um tom diferente ao encerramento da produção. Um dos pares românticos mais populares da novela, Anjinha (Caroline Dellarosa) e Cleber (Gabriel Santana) tiveram poucos diálogos na última semana e mal deram as caras no epílogo.

Na contramão da temporada, a personagem de Caroline Dellarosa caiu nas graças dos telespectadores com seus dramas infantojuvenis. A filha de Marco Rodrigo (Julio Machado) viveu um amor cheio de idas e vindas com o motoboy, com conflitos clássicos como a descoberta da feminilidade e a perda da virgindade.

Infiltrado na milícia, o major virou um protagonista involuntário nos últimos episódios, jogando Filipe para escanteio. Enquanto o estudante de Direito delirava com o fantasma da namorada, o militar arriscava o pescoço e o casamento com Carla (Mariana Santos) para salvar a vida de Rita.

O policial ainda foi contraponto ao mau-caráter interpretado por Romulo Arantes Neto. O ator entrou com a história já em andamento e surpreendeu ao imprimir um vilão sem escrúpulos, mas absolutamente carismático. Ele engoliu não só o rival Pedro Novaes, como a própria Alanis Guillen.

Jacobina já havia externado anteriormente a sua decepção com término abrupto da história, mas aproveitou a última cena para reforçar a sua insatisfação com a decisão de degolar a reta final da temporada. "Não deu para terminar a nossa história do jeito que a gente queria", reclamou Filipe, enquanto andava pela cidade cenográfica completamente vazia.


Além de acompanhar o resumo de Malhação aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.

Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.