Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RICARDO SALLES

Lota 'passa a boiada' de ex-ministro de Bolsonaro em Nos Tempos do Imperador

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Paula Cohen como Lota, com uma peruca loira, cacheada e desgrenhada, segura uma espingarda com as duas mãos e com cara de assustada em cena de Nos Tempos do Imperador

Lota (Paula Cohen) em Nos Tempos do Imperador: críticas a ex-ministro do Meio Ambiente

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 14/12/2021 - 6h25

A língua afiada de Lota (Paula Cohen) mais uma vez servirá para criticar Jair Bolsonaro e seus aliados em Nos Tempos do Imperador. O alvo da vez será Ricardo Salles, que ocupou o cargo de ministro do Meio Ambiente entre 2019 e 2021. A baronesa repetirá uma frase célebre do político, que sugeriu "passar a boiada" para mudar a legislação ambiental durante a pandemia de Covid-19.

A afirmação foi feita durante uma reunião ministerial em abril de 2020, que veio a público por determinação do ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal). O material faz parte do inquérito que investigou suposta interferência do chefe do Executivo na Polícia Federal, iniciado após denúncias de outro ex-ministro --Sergio Moro, da Justiça.

Na ocasião, Salles sugeriu aproveitar a crise sanitária como uma espécie de cortina de fumaça para aprovar de "baciada" regras que afrouxassem a fiscalização e a própria regulação da área ambiental. Ele foi duramente criticado e precisou ir às redes sociais para se justificar.

Lota soltará a pérola nas cenas que serão exibidas na próxima quinta (16), ao visitar o sítio que Batista (Ernani Moraes) terá deixado de herança para Bernardinho (Gabriel Fuentes). "Parece que a propriedade é grande. Até onde será que vai?", indagará o irmão de Nélio (João Pedro Zappa).

"Até onde a cerca chegar! Com o tempo, vai mudando a cerca até passar a boiada do vizinho para o lado de cá", disparará a personagem de Paula Cohen, que será recebida a chumbo por posseiros que tomaram conta da área.

"Ninguém nunca veio reclamar essas terras. É nossa e não vai ter Cristo que faça nós arredarmos o pé", dirá um deles, com uma espingarda em mãos.

MARCOS CORRÊA/PR

Ricardo Salles em uma reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro, desfocado, ao fundo

Ricardo Salles: ex-ministro do Meio Ambiente

Novela da Globo faz críticas a Bolsonaro

Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão já haviam escrito a maior parte da novela das seis da Globo antes da estreia em 9 de agosto. Por conta da pandemia, as cenas também já estavam gravada, e a emissora só voltou para o estúdio diante de críticas à representação de Isabel (Giulia Gayoso) como "redentora".

Mas Salles não durou sequer até o primeiro capítulo, já que deixou o cargo em junho de 2021, depois de ter sido "fritado" por aliados de Bolsonaro, sobretudo os da ala militar.

Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, também já havia sido alvo das piadas do folhetim. Quinzinho (Augusto Madeira) disse ter visto Jesus em uma jabuticabeira, em menção a uma das pregações da advogada que veio à tona e virou meme após a sua nomeação para o cargo.

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#85 - O que acontece com Nélio e Dolores após fuga em Nos Tempos do Imperador?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.