Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOPRO DO CAPETA

José Inocêncio morre em Renascer? Na mira de Damião, fazendeiro recebe alerta

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira está com expressão séria em cena como José Inocêncio na novela Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em cena de Renascer; fazendeiro correrá risco de tocaia

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 26/2/2024 - 21h20

José Inocêncio (Marcos Palmeira) pressentiu que corre perigo desde a chegada de Damião (Xamã) em Renascer. O fazendeiro deixará subentendido que o capetinha de estimação soprou em seu ouvido as verdadeiras intenções do forasteiro e o confrontará na novela das nove da Globo. O pistoleiro acabará confessando que foi contratado para matar o produtor de cacau.

No capítulo desta segunda (26), o protagonista deixará Mariana (Theresa Fonseca) de cabelo em pé ao contar como conseguiu o diabinho na garrafa. "Mais num é só de cacau e de mim que ele cuidô, esse cramulhãozinho aqui me avisa de qualquer traição que eu possa sofrê", soltará ele.

A neta de Belarmino (Antonio Calloni) sentirá a alfinetada, mas não comentará nada. "Vai guardá isso pra quê?", questionará ela. "Vai que de repente alguém abra essa garrafa e dêxa ele escapá?! Ia o diabo!", ironizará o fazendeiro.

Apesar de se distrair com os encantos de Ritinha (Mell Muzzillo), Damião logo se lembrará do motivo de estar na região. "Teu tempo tá corrêno, home... E ocê num vei aqui pra ficá de papo pro arto. tem um sirviço a fazê e vão lhe cobrá por isso", pensará o matador a sós.

O forasteiro tentará se aproximar do alvo e aproveitará um convite de Mariana para conhecer a casa do protagonista. Inácia (Edvana Carvalho) pressentirá as más intenções do funcionário e preparará um chá de ervas especial enquanto José Inocêncio estiver falando com ele.

"Tenho pra mim que ocê seja um gatilho de covarde, como tantos que conheci nessa vida! É um matadôzinho, desses que corre o mundo atráis de atendê o primêro frôxo que lhe dê um trocado... E que veio pr'essa fazenda a mando de um desses aí, pra tentá me mandá pra cova!", acusará o pai de João Pedro (Juan Paiva).

"Desse jeitcho o sinhô té me ofende", rebaterá o cínico. "Esse teu jeito num me engana... Que eu conheço gente do seu tipo e num é de hoje", insistirá o produtor de cacau.

Só que, assim que tomar a bebida dada por Inácia, Damião abrirá o bico. "Tá certo, sêoInocênço, se o sinhô qué tanto que eu lhe seja sincero, eu vô sê. Até porque eu nunca tive nessa vida ninguém pela minha frente que tivesse a coráge de dizê metade de tudo que o sinhô me disse!"

"Então me diga a troco de que veio pra esta fazenda? Antes que eu perca minha paciência", exigirá o protagonista, que não se surpreenderá com a revelação do matador.

Oxente... O sinhô sabe pra que é que eu vim até aqui. Eu vim pra cabo de sua vida! Se o sinhô tá vivo é porque lhe acho um cabôco merecedô de tudo que plantô nessa vida. E peço inté desculpa por lhe mintido esse tempo.

"O que é que eu faço com você agora?", indagará o personagem de Marcos Palmeira. "Se num teve crime, tem nem o que feito", afirmará o rapaz. Damião ainda pedirá a ajuda de Ritinha para mudar seu destino e prometerá ser fiel a José Inocêncio.

Final de José Inocêncio em Renascer

Na primeira versão da novela, exibida em 1993, José Inocêncio (Antonio Fagundes) só morreu no último capítulo. Já com a saúde debilitada, o fazendeiro sofreu um acidente quando voltava da cidade.

Ele se recusou a receber tratamento e agonizou no leito de morte. "Me chame a sua mãe", pediu a João Pedro (Marcos Palmeira). "Mainha? Eu lhe chamar mainha? Mas eu que lhe tirei ela, painho", estranhou o rapaz.

Ao perceber o sofrimento do pai em não conseguir partir, o mocinho decidiu desenterrar o facão do protagonista dos pés do jequitibá. Ele entregou o objeto para José Inocêncio e explicou sua atitude.

Antonio Fagundes em Renascer (1993)

Morte de Inocêncio na 1ª versão de Renascer

"Eu tive lá no pé do jequitibá-rei. Eu ranquei o facão que tava enfiado nele. Como era de sua vontade, não era? Eu não quero ver o senhor sofrendo desse jeito, não. Esse seu filho enjeitado, ele lhe quer muito", desabafou João.

Muito emocionado, o fazendeiro pegou o facão e se reconciliou com o caçula. "Obrigado, João Pedro. Só ocê memo para me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir embora, causo que meu facão tava fincado lá", afirmará o enfermo. "Eu não queria que o senhor se fosse. Eu lhe amo, painho", chorou o rapaz. "A gente brigou tanto, meu filho", lembrou o coronel.

João ainda pediu perdão ao pai. "Só se ocê me der um abraço. Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso", arrependeu-se Inocêncio, que morreu logo após abraçar o caçula.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 27/7 a 10/8

Sábado, 27/7 (Capítulo 162)
Sandra se propõe a cuidar da fazenda do pai. Pastor Lívio conversa com Dona Patroa. Mariana chora a perda do amor de João Pedro. Aurora cobra de José Inocêncio explicação por ter desaparecido. Mariana pede ajuda ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.