Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

A Força do Querer: Ivana some de casa e reaparece de barba e com cabelos curtos

Reprodução/TV Globo

Ivana (Carol Duarte) em cena da novela; personagem se isolará da família para criar coragem - Reprodução/TV Globo

Ivana (Carol Duarte) em cena da novela; personagem se isolará da família para criar coragem

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 1/8/2017 - 7h43
Atualizado em 1/8/2017 - 7h44

Ivana (Carol Duarte) tomará coragem para anunciar à família que fará a mudança de sexo, mas a novidade não será compreendida por Joyce (Maria Fernanda Cândido), que não desistirá de fazer a filha mudar de ideia. Com isso, a filha de Eugênio (Dan Stulbach) de A Força do Querer passará uma temporada longe de casa e, quando voltar, estará de cabelos curtos e barba.

A autora Gloria Perez dará início à transição de Ivana nos capítulos desta semana. A personagem, inclusive, conhecerá Nonato (Silvero Pereira) ao ser agredida verbalmente por rapazes na rua por estar usando roupas masculinas.

Mas somente na penúltima semana de agosto alguns acontecimentos culminarão na revelação que a garota fará à família. A jogadora de vôlei será flagrada ensaiando fazer a barba, começará a se referir a si no masculino na terapia e será confundida com usuária de drogas depois que Ruy (Fiuk) encontrar em seu quarto uma seringa e uma ampola.

Pressionada, a filha de Joyce, então, pedirá para passar dois dias na casa do motorista antes de ligar para Ruy (Fiuk) e convocar uma reunião com os pais para fazer o anúncio. "Queria pedir que ninguém saísse de casa amanhã à noite. Queria falar com a família toda reunida. Eu tenho uma coisa muito importante pra contar pra vocês", falará.

Revelação
"Vocês não tiveram a filha que queriam ter, eu nasci menino", começará Ivana. "Você está louca?", reagirá Joyce. "Cara, que piração é essa?", perguntará Ruy. "Não é piração, passei a vida toda brigando com meu corpo não aceitando meu corpo, porque ele está errado. Esse corpo não é meu, foi engano", explicará a garota.

"Passei a vida diante dos espelhos tentando me achar e não me achando na imagem que eu via. Vocês sabem o que é isso? Sabem o que é se sentir num vazio? Sem identidade nenhuma? Sabem? Sabem o que é sentir seu próprio corpo como um território inimigo? Que só te humilha, só te incomoda? Como se fosse uma roupa emprestada que não cabe em você, mas meteram você lá dentro e você não tem como sair?", argumentará Ivana.

Após comunicar a decisão à família, a jogadora de vôlei cortará o cabelo e deixará a mãe emocionada. Apesar de não ter a intenção de se afastar da filha, Joyce deixará claro que não aceita a escolha dela.

"Eu vou ajudar você. Vou. Você vai ficar bem, você vai acabar com esses traumas, não vou desistir de você, isso nunca", dirá a socialite. "Você está desistindo. Se não consegue me enxergar, você está desistindo. Você teve dois filhos homens, dois", justificará.

Ivana pegará suas coisas e resolverá passar um tempo na casa de Nonato para avançar no processo de transição de gênero. Ela reaparecerá para a família algumas semanas depois, já com a aparência masculina, cabelo curtinho e barba.


Confira cinco reportagens especiais sobre A Força do Querer:

Os 'filhos' da novela: pesquisador de Glória Perez lança livros baseados na trama

De sapato voador a nudez pública: relembre sete barracos marcantes

"Queria que Bibi pagasse pelo que fez", diz Juliana Paes sobre sua personagem

Globo fatura com fim de disfarce de travesti; saiba como

Sucesso como amiga de Bibi, atriz desistiu da carreira no Brasil para viver no México

Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.