Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sem preconceito

De Big Bang a GoT: as séries que pagam salários iguais para homens e mulheres

Divulgação/CBS

Johnny Galecki (à esq), Kaley Cuoco e Jim Parsons, as estrelas da comédia Big Bang Theory - Divulgação/CBS

Johnny Galecki (à esq), Kaley Cuoco e Jim Parsons, as estrelas da comédia Big Bang Theory

JOÃO DA PAZ

Publicado em 1/8/2017 - 6h19

Na semana passada, mais uma série entrou para a ainda pequena lista das produções de TV com igualdade salarial entre protagonistas dos sexos masculino e feminino. As atrizes Mackenzie Davis e Kerry Bishé, da excelente Halt and Catch Fire (AMC), receberão a mesma quantia que seus colegas homens na última temporada do drama. Assim, a produção sobre o mundo da informática nos anos 1980 se junta a atrações de peso, como The Big Bang Theory e Game of Thrones.

A forma como elas conseguiram a conquista é curiosa. "Sem fazermos qualquer questionamento sobre o salário na última temporada, ou renegociação de contrato, eles [do canal AMC] ofereceram aumentar nosso salário", disse Kerry para o site Vulture. "Eu achei essa atitude muito generosa, um belo gesto de comprometimento."

Não se sabe qual o valor pago pela quarta e última temporada, que estreia no próximo dia 19. Mas Mackenzie e Kerry foram valorizadas igualmente aos atores Lee Pace e Scoot McNairy. "Eu não queria receber mais do que ninguém", falou Mackenzie, também ao Vulture. "Queria apenas ganhar o mesmo."

"Por princípio, isso é algo muito importante, não importa a quantia de dinheiro que está sendo negociada", completou Kerry.

A equiparação é, no mínimo, justa: na reta final da terceira temporada, as personagens das duas atrizes tiveram um maior destaque, e elas se tornaram as estrelas da trama. Mackenzie interpreta uma teimosa e genial programadora de computação chamada Cameron Howe; já Kerry vive a executiva durona Donna Clark.

divulgação/AMC

As atrizes Kerry Bishé (à esq.) e Mackenzie Davis na terceira temporada de Halt and Catch Fire

Na estreia de Halt and Catch Fire, em 2014, elas eram desconhecidas do grande público, principalmente se comparadas a Lee Pace (indicado ao Globo de Ouro por Pushing Daisies), a estrela da trama no início. Isso se refletia nos holerites.

Porém, o jogo virou, e a dupla se tornou a cara da atração. Isso alavancou a carreira de ambas, principalmente a de Mackenzie. Ela atuou como uma das protagonistas do episódio de Black Mirror indicado ao Emmy como melhor telefilme.

Quem não chora, não mama
O destino foi gentil com a dupla de Halt and Catch Fire. Com outras colegas, um aumento ou a igualdade salarial só chega após um pedido (muitas vezes público) e várias horas de conversa. No fim do ano passado, Emmy Rossum, protagonista de Shameless, brigou por equiparação de cachê e a renovação da comédia ficou em xeque porque não se chegava a um acordo com a atriz.

Cinco dias após o site da revista Hollywood Reporter publicar a reclamação de Emmy por um salário igual ao do colega William H. Macy, o canal Showtime e a produtora Warner resolveram o imbróglio.

Já para Robin Wright, de House of Cards, o final da história não foi tão feliz. Também em 2016, ela virou notícia por supostamente ter sido bem-sucedida ao pedir o mesmo salário de Kevin Spacey, seu marido na série da Netflix. Mas, em maio deste ano, Wright revelou que o aumento não caiu na conta. De acordo com números da Forbes, ela ganha US$ 80 mil (R$ 248 mil) a menos do que Spacey por episódio.

Em junho, duas atrizes veteranas de Criminal Minds, Kirsten Vangsness e A.J. Cook, ameaçaram sair da série caso não recebessem salário igual aos colegas. Elas renovaram seus contratos com a CBS e receberão "valores próximos" aos de Joe Mantegna e Matthew Gray Gubler, de acordo com o site Deadline.

Também na CBS, Grace Park anunciou sua saída de Hawaii Five-0, em junho, porque não fechou um contrato satisfatório que a colocasse no mesmo nível de Alex O'Loughlin e Scott Caan. Integrante do elenco original, ela atuou em 168 episódios da atração, mais até do que Caan, que tem um contrato com menos capítulos por ano. 

SÉRIES QUE PAGAM SALÁRIO IGUAL PARA PROTAGONISTAS

SérieProtagonistasSalário por episódio (em reais)
Game of Thrones

Emilia Clarke

Kit Harington

Lena Headey

Nikolaj Coster-Waldau

Peter Dinklage

3,4 milhões
The Big Bang Theory

Johnny Galecki

Jim Parsons

Kaley Cuoco

2,8 milhões
Modern Family

Ed O'Neill

Eric Stonestreet

Jesse Tyler Ferguson

Julie Bowen

Sofia Vergara

Ty Burrell

1,5 milhão
Maniac

Emma Stone

Jonah Hill

1,08 milhão
Prison Break

Dominic Purcell

Sarah Wayne Callies

Wentworth Miller

544 mil
Empire

Terrence Howard

Taraji P. Henson

544 mil
Outlander

Caitriona Balfe

Sam Heughan

311 mil
Halt and Catch Fire

Kerry Bishé

Lee Pace

Mackenzie Davis

Scoot McNairy

não divulgado
Shameless

Emmy Rossum

William H. Macy

não divulgado

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.