Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CHEIAS DE CHARME

Há dez anos, novela colocou empregadas no topo e teve até concurso no Fantástico

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Penha (Taís Araujo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) em show das empreguetes na novela Cheias de Charme

Penha (Taís Araujo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) lançaram hits na novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 7/9/2022 - 6h30

Exibida entre 16 de abril e 28 de setembro de 2012, Cheias de Charme conquistou o público e a crítica com a história das batalhadoras Maria do Rosário (Leandra Leal), Maria da Penha (Taís Araujo) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond). Com uma trama divertida e muito musical, a novela da Globo alçou as empregadas ao topo e colocou em xeque os abusos das patroas. O sucesso foi tanto que o Fantástico promoveu um concurso para que uma telespectadora fizesse uma participação no folhetim.

Com 143 capítulos, Cheias de Charme foi a primeira novela escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira como titulares na emissora. Os novelistas ganharam o prêmio de autores revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte na época.

O folhetim chegou ao fim com 30,0 pontos de média na audiência e se consolidou como a novela das sete mais vista da década passada na Globo. A história já até ganhou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo em 2016.

Na trama, as protagonistas são empregadas em um condomínio de luxo e se conhecem na prisão após arrumarem algumas confusões. Penha denuncia por agressão a patroa, Chayene (Cláudia Abreu), uma cantora piauiense muito famosa; Rosário é detida por invadir o camarim do sertanejo Fabian (Ricardo Tozzi); já Cida acaba envolvida em uma briga depois de ver o namorado beijando outra.

Apesar de ser a principal vilã do folhetim, Chayene também conquistou o público com o jeito espalhafatoso e uma forma de falar única. Com a carreira em crise, a artista tentava se reerguer e fazia de tudo para emplacar um romance com Fabian, conhecido como o príncipe das domésticas.

Uma curiosidade é que Ricardo Tozzi era dublado pelo cantor Juliano Cortuah nas cenas em que o galã aparecia soltando a voz. Já Cláudia Abreu, Isabelle Drummond, Taís Araujo e Leandra Leal realmente cantavam.

A trilha sonora de Cheias de Charme também era uma atração à parte. Várias músicas lançadas na novela ficaram na boca do povo, entre elas estão Vida de Empreguete, Maria Brasileira, Xote da Brabuleta e Se Você me Der. Além disso, a canção de abertura Ex Mai Love, de Gaby Amarantos, fez bastante sucesso.

Segundo o Memória Globo, o clipe de Vida de Empreguete teve mais de 12 milhões de acessos e rendeu diversas paródias na internet. O vídeo foi compartilhado no site da emissora em um sábado e só foi mostrado no capítulo da segunda-feira seguinte na trama. Dessa forma, quando as personagens falassem em cena que o clipe estava disponível, ele realmente já estaria publicado.

Raphael Dias/TV GLOBO

Isabelle Drummond, Tais Araújo, Marilene de Jesus e Leandra Leal posam para foto

Atrizes com campeã de concurso do Fantástico

Ações especiais

A novela fez tanto sucesso que foram criadas ações interativas com o público. O Fantástico, por exemplo, promoveu a campanha A Empregada Mais Cheia de Charme do Brasil, na qual as funcionárias tinham que enviar vídeos mostrando seus talentos ocultos. A baiana Marilene Machado de Jesus venceu a disputa e gravou uma participação na trama ao lado das protagonistas.

No Facebook foi criada uma página na qual fãs poderia ganhar autógrafos de Chayene. Na rede social também foi divulgada a campanha Empreguetes Livres, num apelo para que os internautas se mobilizassem pela libertação das personagens da cadeia.

Os personagens da novela ainda marcaram presença em programas da Globo como Mais Você, Domingão do Faustão (1989-2021), Esquenta! (2011-2017), Caldeirão do Huck (2000-2021), Vídeo Show (1983-2019) e Encontro com Fátima Bernardes (2012-2022). Chayene, Socorro (Titina Medeiros) e As Empreguetes também participaram da gravação do especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Muitos cantores famosos apareceram ao longo da novela e interagiram com os personagens, como Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo e Luciano, Luan Santana, Alcione, Joelma, Michel Teló, Xuxa Meneghel, Marcelo D2 e Preta Gil.

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

Claudia Abreu e Ricardo Tozzi abraçados

Chayene e Fabian divertiam o público

Continuação em filme

Durante conversa com a Tangerina no primeiro fim de semana do Rock in Rio, Taís Araujo e Leandra Leal confirmaram o retorno das empreguetes em um filme. "É real, a gente quer fazer isso, sim. Eu acho que agora vai acontecer", afirmou a intérprete de Rosário.

"A gente está levantando tudo ainda. Tem um desejo muito grande nosso, do elenco, dos autores, da diretora. É uma coisa que não depende exclusivamente de nós. Se fosse nosso desejo, já estaríamos no terceiro filme", brincou a mulher de Lázaro Ramos.

No início do mês passado, Taís já havia instigado os internautas ao publicar no Instagram uma foto com Isabelle, Leandra, a diretora Denise Saraceni e a figurinista Gogoia Sampaio --que trabalharam na novela das sete em 2012.

"Internet está pronta pra quebrar? Atrizes, diretora e figurinista de Cheias de charme reunidas numa noite chuvosa... Por que será?", escreveu a atriz na legenda da postagem. 

Confira o registro:


Resumos Semanais

Cheias de Charme: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4

Sábado, 27/4 (Capítulo 42)
Sônia humilha Cida. Kleiton dá conselhos a Elano para se aproximar de Cida. Ariela reclama de festa de casamento conjunta com Isadora. Conrado aborda Isadora e elogia clipe. Elano demonstra ciúmes de Rodinei. Chayene se veste ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.