Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INSURGENTES

History coloca dedo na ferida em fato esquecido da Independência do Brasil

DIVULGAÇÃO/HISTORY

Imagem de Ricardo Carvalho durante gravações de Insurgentes

Ricardo Carvalho durante gravações de Insurgentes; série mostra outro lado da história nacional

A Independência do Brasil completa 200 anos nesta quarta (7), e dom Pedro 1º é praticamente um sinônimo desse fato histórico por causa do Grito do Ipiranga. Porém, o rompimento da dependência brasileira de Portugal não se resume a essa atitude do imperador. Diversos movimentos regionais foram relevantes para a nova fase do país, e o History decidiu colocar o dedo na ferida para mudar essa versão limitada da história nacional.

"Não temos uma independência no Brasil, foram muitas independências, muitos conflitos, muitas guerras. Foi um processo progressivo que se redundou em 1822 no 7 de setembro e que continuou como conflito até a conclusão na Bahia, em 2 de julho de 1823 [Independência da Bahia]", reforça o historiador Ricardo Carvalho.

No canal por assinatura, o acadêmico apresenta a série Insurgentes. Em cinco episódios, a produção destaca a importância dos movimentos nas regiões Norte e Nordeste para a Independência do Brasil, como a Insurreição Pernambucana, a Revolta da Balaiada (Maranhão), a Sabinada (Bahia) e a Cabanagem (Pará).

"Vamos passear por essas várias independências, vários conflitos. Vamos voltar no tempo para entender como foi essa independência que tem vários sotaques, linguagens, nuances no Brasil", comenta o historiador.

Na apresentação à imprensa da série, em que o Notícias da TV esteve presente, o historiador destaca que a produção visitou mais de 30 cidades para narrar essa história ao público brasileiro. "O mais bonito disso é identificar no povo a alegria por ter contribuído com esse movimento contra o domínio estrangeiro", aponta.

Esses heróis que nem sempre estão nos trabalhos acadêmicos, nos livros, nas grandes produções, mas o History vai trazer para que o povo brasileiro e do mundo inteiro conheça as outras nuances do nosso processo de independência.

"Negros, mulheres, pobres, barqueiros, pescadores, ribeirinhos, moradores da beira das praias e dos rios. Essa parcela dos verdadeiros heróis brasileiros que, às vezes, sem armas, foram lutar de facão na mão. Na Insurreição Pernambucana, as mulheres esquentavam água para usar água quente como ferramenta contra o domínio estrangeiro", exemplifica.

Insurgentes está disponível no History Play e os próximos episódios inéditos serão exibidos na TV a partir de 18 de setembro, às 21h25. Confira um trecho da série:

TUDO SOBRE

History


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.