Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÁPICE DA CRUELDADE

Gênesis: José é ridicularizado por crer em Deus e chora com covardia de Issad

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

De perfil, o ator Juliano Laham como José tem os cabelos raspados com uma lâmina de vidro em cena de Gênesis

José (Juliano Laham) chora ao ter os cabelos raspados contra a própria vontade em Gênesis

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 7/9/2021 - 21h00

A fé de José (Juliano Laham) vai ser cruelmente desrespeitada por Issad (Ricardo Dantas) em Gênesis. Ele não conseguirá segurar as lágrimas ao ter os cabelos e a barba, símbolos de sua devoção ao Deus de Abraão (Zécarlos Machado), raspados contra a vontade pelo mercador de escravos. "Não faz isso comigo, por favor", implorará o protagonista da novela bíblica da Record.

O filho favorito de Israel (Petrônio Gontijo) segue à risca os ensinamentos do avô, posteriormente compilados no livro de Levíticos, que faz parte tanto da Bíblia cristã quanto da Torá judaica. Os hebreus evitavam cortar os pelos da face não só para mostrar que eram homens livres, mas também para exaltar o seu temor pelo todo-poderoso.

Um dos inúmeros descendentes de Ismael (Anselmo Vasconcellos), Issad irá à forra ao humilhar José e ridicularizar as suas crenças nas cenas que serão exibidas a partir da próxima segunda (20).

O jovem vai ficar horrorizado assim que o comerciante raspar os cabelos de Abumani (Dudu de Oliveira) para vendê-lo como servo para os egípcios, que mantinham o rosto imberbe e a cabeça pelada com medo de infestações de piolhos. "O que vocês estão fazendo?", questionará o cuxita.

O guerreiro resistirá aos maus-tratos e, em consequência, vai ser chicoteado por Issad. "Se quiser se cortar inteiro até a morte, problema seu. Mas acho melhor ficar quieto e deixar eles fazerem o trabalho", vociferará o ismaelita. "Egípcio nenhum vai comprar escravo com essa cabeleira toda", acrescentará.

Em seguida, um capataz vai agarrar o personagem de Juliano Laham. "Não faz isso comigo, não. Por favor, não faz isso. Eu não tenho piolhos. Não precisa raspar meu cabelo. Eu sou hebreu. Meu cabelo faz parte de quem eu sou", implorará o rapaz. 

"Pois agora vai ter que parecer um egípcio", rosnará o crápula, que se divertirá ao ver as lágrimas rolarem pelo rosto de José no folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sétima: José do Egito. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#73 - José Alfredo descobre que Maurílio está morto em Império!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.