Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VÍTIMA DE RACISMO

Nos Tempos do Imperador: Samuel marca data de casamento com Pilar e é humilhado

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jorge/Samuel (Michel Gomes) olha para o lado com expressão de revolta; Pilar (Gabriela Medvedovski) aparece ao fundo da cena de Nos Tempos do Imperador

Jorge/Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski) em Nos Tempos do Imperador

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 7/9/2021 - 14h00

Jorge/Samuel (Michel Gomes) será humilhado por sua cor em Nos Tempos do Imperador. O músico marcará a data do casamento com Pilar (Gabriela Medvedovski) e decidirá comemorar em uma confeitaria nobre do Rio de Janeiro. No entanto, o maitre do local expulsará o rapaz. "Não permitimos negros no nosso estabelecimento", avisará o funcionário na novela das seis da Globo.

Nas cenas previstas para irem ao ar na quinta-feira (9) no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão, o casal estará animado ao entrar na confeitaria. "Meu amor, esse lugar deve ser caro", observará a aspirante a médica. "Que seja. Marcamos a data do nosso casamento. Merecemos uma comemoração à altura. É importante para mim poder oferecer uma ocasião especial à mulher de minha vida", alegará o ex-escravizado.

Na sequência, o maitre se aproximará da mesa. "Boa noite, senhor. Nós gostaríamos...", tentará pedir o protegido de Luísa (Mariana Ximenes), que será interrompido. "Boa noite. A senhorita é bem-vinda aqui, mas o seu acompanhante não", soltará o homem.

A irmã de Dolores (Júlia Freitas) se levantará indignada e questionará: "Qual o problema com meu acompanhante? Aliás, meu noivo. Com data de casamento marcada". "Os cliente estão incomodados. Por isso não permitimos negros no nosso estabelecimento", argumentará o funcionário. O professor de árabe de dom Pedro 2º (Selton Mello) ficará constrangido e pedirá para ir embora.

"Não! Não estamos fazendo nada de errado. Eles sim! Traga o cardápio!", exigirá Pilar. "Senhorita, ouça o seu noivo. Vai ser melhor para todos se forem embora", insistirá o maitre. "E por quê? Diga! Se temos dinheiro para pagar a conta como qualquer outro aqui?", indagará a jovem. Samuel, então, provocará:

O problema é exatamente esse. Eu estar aqui, como um cliente, em igual condição com todos. É isso que incomoda a eles. Agora, se eu estivesse aqui limpando suas mesas, lavando seu chão, engraxando seus sapatos... Aí sim, eu estaria no meu lugar. Não é verdade, 'senhores'?

Pilar e Samuel na novela das seis

Unidos contra o preconceito

O homem, no entanto, não cederá e ressaltará: "Pela última vez: saiam, ou chamo a polícia". Na sequência, o casal já aparecerá na rua conversando. A filha de Eudoro (José Dumont) continuará possessa e dirá que deveria ter deixado o maitre chamar as autoridades.

"E você seria presa comigo. Pilar, tem certeza que quer isso para sua vida? Não há e nunca haverá um lugar pelo qual a gente passe que as pessoas não comentem: 'A mocinha branca, limpinha, ao lado desse negro?'", perceberá o músico.

"Escute, eu lhe amo. Fosse você azul ou verde, continuaria lhe amando", assegurará a mocinha. "Mas eu sou negro. Isso nunca vai mudar. E mesmo que a escravidão acabe, essa mentalidade tacanha permanecerá por muito tempo. Vamos ter que lutar muito para não sermos vistos com indiferença, raiva, medo, desprezo!", discursará o meio-irmão de Tonico (Alexandre Nero).

"Me recuso a aceitar qualquer injustiça! Você ser mal tratado porque é negro, eu não poder fazer o que quero porque sou mulher. É errado! Nós temos que lutar contra tudo isso", pontuará a futura médica. "Se você estiver do meu lado, para lutarmos juntos, não me importa mais nada", concordará o rapaz. "E eu vou estar, meu amor. Sempre!", dirá a baiana, antes de beijar o noivo.

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#73 - José Alfredo descobre que Maurílio está morto em Império!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.