Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUCIANA PAES

Fina Estampa exibe preconceito e bullying com mulher trans: 'Outro mundo', diz atriz

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Luciana Paes com expressão preocupada na cena em que todos descobrem que Fabrícia é transexual em Fina Estampa

Luciana Paes na cena em que todos descobrem que Fabrícia, sua personagem, é transexual em Fina Estampa

FERNANDA LOPES

Publicado em 13/8/2020 - 7h15

Uma revelação terrivelmente constrangedora acontecerá nos próximos capítulos de Fina Estampa. Quinzé (Malvino Salvador) e as funcionárias da empresa de Griselda (Lilia Cabral) darão um show de preconceito ao descobrirem que Fabrícia é uma mulher trans. Segundo a atriz que a interpretou, Luciana Paes, o mundo na época em que a novela foi exibida originalmente era outro, com muito menos informação sobre o tema.

Fabrícia foi a primeira personagem de Luciana Paes numa novela. A atriz de 39 anos entrou como elenco de apoio, mas a personagem foi crescendo e ganhando destaque. A princípio, nem estava definido se Fabrícia seria trans ou travesti.

"Era outro mundo que a gente vivia naquela época. Esse assunto de representatividade não era uma coisa tão conversada, já são quase dez anos [desde a estreia de Fina Estampa]. Estava tudo pouco claro. Também não se tinha tantas mídias sociais, lembro que tentei entrar em contato com outras pessoas, conversei por telefone com uma mulher trans... Mas era tudo muito nebuloso", recorda ela.

A cena em que todos descobrem o segredo de Fabrícia escancara a falta de informação e a confusão das pessoas. Quinzé a verá nua no vestiário da empresa e irá correndo contar para a mãe e as demais funcionárias.

"A Fabrícia é homem", dirá ele. "Homem com H maiúsculo?", perguntará uma das "maridas" de aluguel de Griselda. "Põe maiúsculo nisso", comentará o filho mais velho. Fabrícia então chegará e dirá que é transexual e está na fila para ser operada, sob os olhares de nojo e desprezo de todos no local.

As funcionárias se mostrarão indignadas por terem sido enganadas e terem convivido, nuas, com Fabrícia no vestiário. "Eu até te achava jeitosinha", comentará Gigante (Eri Johnson). Griselda ficará mais indignada pelo fato de ela ter falsificado os documentos, mas também se confundirá e chamará a funcionária de "meu filho". "Falsa identidade seria dizer que eu sou homem", afirmará Fabrícia.

Luciana Paes diz que, na época da novela, não ouviu nenhum comentário preconceituoso ou piadinhas nas ruas, mas hoje afirma que não aceitaria este papel se lhe fosse oferecido.

"Atualmente eu tenho mais conhecimento, menos do que eu gostaria, porque acho que é um assunto que se subdivide em muitas categorias. Hoje eu não faria esse papel, acho que os tempos mudaram mesmo. Se eu fosse chamada pra fazer algo do gênero agora, eu acho que realmente é o lugar de esse papel ser ocupado por uma atriz trans", conclui ela.

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.