Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENCONTRO DE JUMAS

Filha de Cristiana Oliveira? Saiba quem é Alanis Guillen, a Juma de Pantanal

REPRODUÇÃO/TV MANCHETE E TV GLOBO

Montagem com uma foto de Cristiana Oliveira, e outra de Alanis Guillen. Ambas estão caracterizadas como Juma, e seguram uma arma enquanto encaram a câmera

Cristiana Oliveira e Alanis Guillen em duas versões de Pantanal: uma, em 1990; outra, em 2022

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 13/4/2022 - 17h44

Alanis Guillen fez sua estreia em Pantanal nesta terça-feira (12). Porém, antes de sua rápida aparição como Juma na novela das nove da Globo, a atriz estrelou um comercial ao lado de Cristiana Oliveira --intérprete da mesma personagem na versão da extinta TV Manchete (1983-1999).

O "encontro de Jumas" aconteceu no intervalo do Jornal Nacional, e chegou a deixar internautas confusos sobre possíveis laços de parentesco entre as atrizes. Contudo, a Juma original não é mãe da novata: Alanis Guillen Caratella é filha de uma arquiteta e de um engenheiro.

A artista nasceu em 20 de maio de 1998 em Santo André, município do ABC paulista, em São Paulo. Começou a carreira aos três anos, com participações em comerciais de grandes marcas. Na adolescência, fez cursos livres de teatro e dança e, depois, se formou em Artes Cênicas. Aos 19 anos, Alanis deixou a casa dos pais e foi morar no Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades profissionais.

Logo, conseguiu o primeiro papel na Globo. A atriz deu vida a sofredora Rita em Malhação - Toda Forma de Amar (2019), a última temporada inédita da novela adolescente. Na trama, a jovem de 15 anos é enganada pelo pai após dar à luz Nina. Ele mente que a bebê não resistiu ao parto, mas, na verdade, entrega a criança para a adoção.

No decorrer do folhetim, a protagonista descobre que a menina está viva e é criada pelos ricaços Lígia (Paloma Duarte) e Joaquim (Joaquim Lopes). A mocinha, então, entra em um embate direto com o casal para conseguir a guarda da criança de volta. O problema é que ela se apaixona por Filipe (Pedro Novaes), filho dos adotantes.

A novela foi encurtada em cerca de um mês por causa da pandemia de Covid-19. Muitos personagens ficaram sem desfecho. Ainda assim, foi a experiência que a jovem precisava para assumir o papel de Juma aos 23 anos. 

reprodução/twitter

Cristiana Oliveira e Alanis Guillen se uniram em comercial exibido na terça-feira (12)

Cristiana Oliveira e Alanis Guillen em comercial

Em entrevista a colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, a artista revelou que se encantou pela personagem assim que descobriu sobre o remake. "Não tinha assistido a primeira [versão da novela, em 1990], não era nem nascida. Eu fui pesquisando sobre Juma e, primeiro, me deu uma vontade muito grande de fazê-la", disse.

Processo intenso

Alanis insistiu para sua agência inscrevê-la nos testes para a personagem. Em fevereiro de 2021, foi até o Rio de Janeiro para um primeiro teste com o diretor Rogério Gomes, mais conhecido como Papinha, e Bruno Luperi, autor da trama.

O neto de Benedito Ruy Barbosa não teve dúvidas de que a paulista era a Juma que procurava. Isso só ficou mais evidente quando ele cruzou uma imagem dela com a de uma onça --na novela, a personagem se transforma no animal selvagem. "Eu vi a foto dela e percebi o que estava buscando", destacou o escritor, em entrevista ao Fantástico.

A atriz recebeu a notícia da escalação durante um almoço com os pais. "Foi bom demais ali no estúdio. Logo em março ou abril veio a resposta, e foi um alívio, uma alegria", relembrou a atriz.

Uma vez aprovada, o próximo desafio da artista foi encarnar a menina selvagem que encanta Jove (Jesuíta Barbosa) na novela. Para isso, ela teve aulas de equitação e kung fu. Tudo para buscar práticas que lhe trouxessem mais energia da terra, de firmeza, de instinto e de força.

Ficava com um pedaço de madeira em casa para fingir que era minha espingarda, só para sentir o peso também. Eu queria chegar logo no Pantanal e, quando cheguei, larguei tudo que eu fazia antes e só deixei estar. No Pantanal, cada dia é um 'prepara'! A cada cena, eu descubro mais e estou descobrindo. Acho que eu vou descobrir até o final. Estou no processo ainda. 

Bênção de Cristiana Oliveira

O intervalo comercial às vésperas da estreia da segunda fase de Pantanal não foi o primeiro encontro entre Alanis Guillen e Cristiana Oliveira. A protagonista da primeira versão procurou a novata assim que soube de sua escalação. "Ela disse muito sobre como Juma é minha agora, para não ficar presa e confiar em mim", detalhou a atriz.

Outro encontro transmitido ao público foi em um dos cenários do folhetim nos Estúdios Globo. A conversa foi exibida no Globo Repórter do dia 25 de março, uma edição especial do programa antes da estreia da novela. 

reprodução/tv globo

Cristiana Oliveira e Alanis Guillen em edição especial do Globo Repórter

Cristiana Oliveira e Alanis Guillen no Globo Repórter

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#96 - Mulher-onça e casos de família na segunda fase de Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.