Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CORONEL ENCURRALADO

Em transe espiritual, Teca entrega quem matou Belarmino na novela Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lívia Silva olha para o lado em cena de Renascer como a personagem Teca

Teca (Lívia Silva) em cena de Renascer: ela entrará em transe e impressionará até a vidente

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 27/5/2024 - 6h15

A mediunidade de Teca (Lívia Silva) a levará até a cena do assassinato de Belarmino (Antonio Calloni) em Renascer. Diante de Inácia (Edvana Carvalho), Buba (Gabriela Medeiros) e Mariana (Theresa Fonseca), a garota entrará em transe e verá a morte da mesma maneira que o público assistiu na primeira fase. A novela das nove alimentará a suspeita de que José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) foi o responsável. 

A essa altura da trama, o rifle pendurado na parede da antiga casa do avô de Mariana terá sido entregue ao coronel. Inocêncio começará a mexer na arma e vai sorrir de maneira sarcástica ao se lembrar de como se livrou de Belarmino e Firmino (Enrique Diaz) em uma só tacada.

"Ele começa uma ação de desmontar, limpar, consertar e remontar a arma, demonstrando uma intimidade com o rifle que muito nos impressiona. Os takes dessa ação irão se sobrepor livremente à cena seguinte ao sabor da direção. A ideia, como em todo mistério, não é darmos respostas, mas alimentarmos de sugestões a cabeça do espectador", escreveu Bruno Luperi no roteiro entregue aos atores.

A sequência trará as mulheres na cozinha da casa de Inocêncio falando do casamento de João Pedro (Juan Paiva) e do ódio do pai dele. A conversa enveredará para vingança e morte, com Inácia falando que a guerra só terminará quando Inocêncio ou Egídio (Vladimir Brichta) morrerem. 

Alheia à conversa, Teca soltará: "Que nem aconteceu com coroné Belarmino". As três mulheres se assustarão e notarão que a gestante terá o olhar perdido e falará ao léu, como se tivesse sido tomada por uma forte intuição. "Os takes de José Inocêncio vão se sobrepondo a esta cena ao sabor da direção e do brilhante trabalho da edição!", indicou Luperi.

Mariana perguntará o que ela disse, e imediatamente Inácia falará que a menina está falando besteira. "Tô, não... Eu vi!", responderá a grávida, ainda em transe. "Parece estar revendo os flashes da morte de Belarmino e os takes de Inocêncio manejando a arma", acrescentou o novelista no roteiro. 

Quando tive na casa dele, de coroné Belarmino! Eu vi! Foi como se tivesse em minha frente... Coroné Belarmino sêno pirsiguido... Eu vi! Ele tava a pé... Aí teve um tiro, e ele caiu, mas se levantô e tentôsaí correndo... E teve ôtro tiro... E mais ôtro. Ele continuô fugindo... Foi pro meio das roças, mas quâno se apoiô num pé de cacau, veio o último tiro e lhe acertô.

Impressionada, Inácia disparará: "Bem no meio da testa!". "Eu vi o sangue dele se escorrêno pelo cacau!", continuará Teca. Aflita, Mariana perguntará quem é que estava atrás do seu avô e sacudirá a jovem, que despertará do transe. "Quem atirô em quem? Do que é que eu tava falâno?", indagará a gestante, sem controle sobre suas visões. 

Mariana pressiona José Inocêncio

No escritório, José Inocêncio terminará de limpar a arma e a estará manejando até se deparar com Mariana parada à porta. "O que a arma de meu avô tá fazêno aqui? Foi com essa arma que você matô meu avô? Pergunte a Teca... Ela quem viu!", bradará a dona de casa.

Inocêncio se limitará a falar que, se usaram a arma da própria vítima, só poderia ser alguém que vivia com Belarmino. Ele também dirá que a arma agora é sua, pois comprou a fazenda e a casa com tudo que tinha dentro. Em seguida, o coronel sairá andando, mas Mariana terá certeza de que o marido foi responsável pelo destino cruel de seu avô.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 19 a 29/6

Quarta, 19/6 (Capítulo 129)
Teca avisa a Du que não deixará o filho para fugir com o rapaz. Augusto conta a Buba que tudo indica que a criança de Teca é intersexo. Zinha se enfurece com a presença de Mariana ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.