Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CLARIVIDÊNCIA

Em Renascer, Inácia joga búzios e descobre segredo de Buba: 'Não existe'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Edvana Carvalho está em close em cena da novela Renascer como Inácia

Inácia (Edvana Carvalho) em cena de Renascer: ela ficará intrigada com mensagem dos orixás

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 30/4/2024 - 22h00

Inácia (Edvana Carvalho) recorrerá ao jogo de búzios para desvendar qual é a mentira que está no ar em Renascer. Ela descobrirá por que gostou tanto de Teca (Lívia Silva) desde que colocou os olhos nela. "Essa criança é filha desta terra, e é fruto desta família, assim como Teca também é", ela dirá ao ler as pedras no tabuleiro na novela das nove da Globo.

A veterana, então, perguntará se quem está mentindo é Buba (Gabriela Medeiros). "Oxe? Como é que num existe Buba, meu pai?", falará a mãe de santo, sem entender a mensagem sobrenatural.

Cada vez mais desconfortável na casa de José Inocêncio (Marcos Palmeira), Buba não conseguirá olhar na cara da empregada a partir daí. Ela gerará mais desconfiança ao viver cochichando com José Augusto (Renan Monteiro) pelos cantos.

"Inácia está sentada no quarto, ou onde lhe convenha consultar os búzios. Ela está diante do tabuleiro coberto por um pano branco e delimitado por contas de vários orixás, diante do qual sacode os 16 búzios pelos quatro pontos cardeais com as mãos, murmurando uma prece em iorubá e, por fim, despeja os búzios pelo tabuleiro. Então, faz a leitura do jogo até algo chamar sua atenção", escreveu o autor Bruno Luperi no roteiro da cena. 

"Quem é que tá me escondêno coisa? É Teca?", indagará Inácia, jogando novamente os búzios no tabuleiro. Ela interpretará a resposta na qual saberá que Teca e seu bebê têm uma ligação com a terra onde está localizada a fazenda e até com a família de seu patrão.

Se o remake seguir o que aconteceu na versão original da novela, exibida pela Globo em 1993, Teca é neta de Marianinha (Gabriella Cristina), a irmã de Maria Santa (Duda Santos).

Quem esconde a verdade?

"Por isso que essa minina caiu tanto nas minhas graça? Hum... Eu já devia sabê. Eparrêi, Oyá... Os vento de Iansã quemtrôxe ela de volta pra casa", falará a espírita em voz alta.

Inácia achará, então, que José Augusto pode ser quem está escondendo a verdade. Ela chacoalhará os búzios várias vezes, enquanto o público a verá interpretar o jogo:

Tem uma grande mintira morâno nesta casa, uma farsa... Mas num vem da boca dele, não. José Augusto tá envolvido nisso pra protegê o irmão... Então só pode uma pessoa... É Buba quem tá mintîno? É Buba quem tá me traîno? Oxe? Como é que num existe Buba, meu pai? É a boca da Bessen quem tá falâno. Mais o qué que ela qué me dizê? Como é que uma pessoa pode sido criada? 

Nesse momento, a sensitiva se concentrará profundamente, espantada por não conseguir interpretar as mensagens dos seus guias. "Mais o que é isso? Nunca que vi um segredo que Ifá não pudesse decifrá!Mais que segredo é esse que ela tá me escondendo, meu pai?", questionará Inácia.

A partir daí, a empregada não conseguirá mais esconder sua desconfiança, e cada olhar dela para Buba vai deixar a hóspede constrangida. Logo, a psicóloga vai se tocar que Inácia está tentando decifrar seu maior segredo.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.