ANACRÔNICA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria Santa (Duda Santos) está em cena da primeira fase do remake de Renascer, na Globo
Renascer começou no final dos anos 1980 e salta nesta semana para 1995, quando Maria Santa (Duda Santos) morrerá. O curioso é que a trama parece ser bem mais antiga, quase de época, principalmente pelo olhar da mocinha --uma adolescente que acredita que engravidou de um beijo. Após se casar, ela ainda vai continuar vivendo atrasada, rejeitará ter filhos em hospitais e não aceitará sequer que chamem um médico para ajudá-la em seus partos.
Bruno Luperi, autor responsável pela adaptação da saga, usa a mentalidade da jovem como um recurso para se manter fiel à história criada por seu avô, Benedito Ruy Barbosa. Na versão original, essa primeira fase se passava no começo dos anos 1960, para depois a história avançar para 1993, ano em que foi exibida pela Globo.
Essa manobra do novelista deixa a trama sem cronologia, perdida no tempo. Mesmo com o folhetim situado nas profundezas do Brasil, é difícil acreditar em determinados "causos" de Renascer caso o público comece a pensar em como era a vida entre 1988 e 1989.
Para se ter uma ideia, nessa época uma boa parcela dos brasileiros acompanhava no horário nobre da Globo a novela Vale Tudo, que discutia a corrupção e a falta de ética no Brasil. Os jovens usavam roupas coloridas, liam a revista Capricho, em uma época que antecipava a chegada da MTV Brasil e da linguagem acelerada dos videoclipes.
No sertão do Sul da Bahia, tudo bem estarem aquém da moda vista nas cidades grandes, mas a falta de comunicação e os pensamentos de alguns personagens deixam bem a desejar no quesito atualização da história. Embarque o público ou não na viagem proposta por Luperi.
O Notícias da TV apurou até uma incoerência no roteiro entregue à produção: era para Santinha fazer um teste de gravidez de farmácia, em vez de ser submetida a uma checagem de virgindade por parte de Jacutinga (Juliana Paes). A mulher colocou a jovem em posição ginecológica para ter certeza de que ela não estava grávida, mas no capítulo o autor havia inserido o teste.
"Ainda num tendi por que a sinhora me mandô mijá nesse pauzinho", diria a mocinha. "Ó pra isso. Se tem uma certeza que eu tenho nessa vida, é que cê num tá prenha coisa nenhuma!", responderia a cafetina, olhando o teste.
A sequência foi alterada justamente para ser coerente com a falta de modernidade na saga rural. Os testes de gravidez de farmácia foram lançados em 1970 nos Estados Unidos.
A novela vai começar a avançar no tempo nesta quinta (1º), com uma passagem de semanas, e depois outra de nove meses para marcar a primeira gestação de Santinha. Na sexta-feira (2), saltará mais seis anos para mostrar o parto do quarto filho do casal de mocinhos e a morte da mulher de José Inocêncio (Humberto Carrão).
O público, então, verá no sábado (3) os filhos deles já grandinhos, em 2005, com o caçula aos dez anos. Na segunda (5), haverá a passagem de tempo final, para a segunda fase da história, que chegará aos dias atuais.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.