TRÊS SEMANAS NO AR
Reprodução/TV Globo
Vitória (Taís Araújo) chora em flashback que mostrou advogada sendo levada para um parto prematuro após queda
MÁRCIA PEREIRA
Publicado em 13/12/2019 - 5h22
Maria da Paz (Juliana Paes), a mãe cega de A Dona do Pedaço, foi muito criticada por não enxergar os erros da filha, mas nunca virou comparsa da bandida. Já em Amor de Mãe, a carismática Lurdes (Regina Casé) está vacilando com sua teimosia, o que a faz cometer crimes. A repetição da protagonista burra não é o único ingrediente que frustra parte do público. Tem palavrão, cenas escuras e overdose de sofrimento.
Betina (Isis Valverde) chamou a atenção nesta semana ao soltar um "filho da puta" bem alto e claro na sequência em que confrontou o suposto assassino de seu irmão na cadeia. Mas isso não tem nada de novo.
Em O Outro Lado do Paraíso, Sofia "Mãos de Tesoura" (Marieta Severo) era uma das personagens que volta e meia disparava uma palavra de baixo calão. Até Bom Sucesso, que é uma novela das sete, tem um palavrão ou outro. A vida real é assim.
Amor de Mãe trouxe um frescor ao horário nobre com uma narrativa bem amarrada, misteriosa e dramática. Porém, a ausência de alívios cômicos já é apontada como um problema para a autora Manuela Dias resolver.
Está pesado acompanhar o "mundo cão" do noticiário em uma faixa na qual a família costuma se reunir diante da TV para buscar uma distração --e não mais sofrimento. Estupro, assassinato, diagnóstico de morte, vida na cadeia, bandidos armados em comunidade, incêndio de galpão, corpo desaparecido, violência doméstica, atropelamento fatal, enterros e criança com doença rara estão entre os "ingredientes" da história que foram apresentados até agora.
O diretor José Luiz Villamarim coloca o telespectador dentro de muitas cenas ao fazê-las em plano-sequência, com uma câmera que segue o personagem durante um período longo, sem cortes. Isso é positivo e elogiado. Porém, muitas cenas são noturnas e escuras, e tem gente no sofá ficando com sono.
Em sua terceira semana de exibição, outro dado preocupante surgiu para os responsáveis pela produção. A audiência está caindo, perdendo cada vez mais telespectadores. O Notícias da TV já havia apontado que a trama iria enfrentar "maldições", e uma delas é justamente ter estreado somente um mês antes do Natal.
Dezembro é um mês corrido para todo mundo, com compras de fim de ano, festas de confraternização e início de férias escolares. A (falta de) estratégia, afinal, pode se mostrar a grande vilã da saga de Manuela, que optou por não ter um personagem só do mal para criar conflitos em sua história.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Amor de Mãe e de outras novelas!
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril
Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.