Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

MISSÃO DIFÍCIL

Boninho que lute: BBB20 terá de recuperar o público perdido por realities em 2019

REPRODUÇÃO/TV GLOBO/GLOBOPLAY

Montagem de fotos com J.B. Oliveira, o Boninho, e Tiago Leifert, que estarão no Big Brother Brasil 20

O diretor Boninho (à esq.) e o apresentador Tiago Leifert: o Big Brother Brasil 20 estreia em janeiro

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 13/12/2019 - 5h20
Atualizado em 13/12/2019 - 14h03

Com o encerramento de A Fazenda 11 na quinta (12), a temporada de realities de confinamento da TV aberta chegou ao fim em 2019. E não vai deixar saudades. Big Brother Brasil 19, Power Couple 4 e o programa rural tiveram suas edições com piores audiências médias. Com estreia prevista para 21 de janeiro, o BBB20 terá a missão de recuperar os telespectadores que curtem esse formato e fugiram ao longo do ano. "Boninho que lute", pode dizer o internauta atento aos memes da web.

Diretor de gênero da Globo e chefão do BBB, J.B. Oliveira, o Boninho, está quebrando a cabeça para apresentar novidades e evitar a escalação de um elenco de "plantas", um dos principais problemas da temporada mais recente.

Competidores sem graça e que pouco agregaram ao jogo se tornaram uma pedra no sapato. Muitos deles criaram personagens, evitaram inimizades e mediram as palavras para tentar ficar com uma boa imagem fora da casa. E o pior é que essa estratégia funcionou na maioria dos casos, já que o público rejeitou os brothers barraqueiros e abraçou os "bonzinhos".

Participante do BBB19 e de A Fazenda 11, Hariany Almeida é o retrato dos realities que não deram certo. O jeitinho "legal" conquistou uma base de fãs fiéis, que votavam alucinadamente em cada paredão ou roça que a jovem de 22 anos estava.

Esse tipo de comportamento estragou tanto a atração da Record quanto a da Globo porque, além de proteger Hari, os "grudinhos" --apelido dos fãs da goiana-- ajudaram a defender Paula von Sperling no BBB19 e Lucas Viana em A Fazenda.

Hariany só não disputou o prêmio do Big Brother Brasil porque foi expulsa um dia antes da final após dar um empurrão na melhor amiga durante uma festa. Mesmo assim, ela saiu do confinamento como a mais popular no Instagram --já são mais de 6 milhões de seguidores. E ainda conseguiu ser finalista no reality da Record.

Recordes negativos no Ibope

O melhor desempenho de A Fazenda 11 no Ibope da Grande São Paulo foi de 10,1 pontos. Esse resultado foi conquistado na formação da roça que terminou com a eliminação de Tati Dias e também na semana que Jhenyfer Dulz, a Bifão, deixou o confinamento. As duas eram as que mais movimentavam o jogo, mas foram retiradas da casa pelo próprio público.

REPRODUÇÃO/RECORD

Bifão (à esq.) e Tati Dias movimentaram A Fazenda 11, mas não tiveram vida longa no reality

Desde a saída das rivais, o reality entrou no marasmo e virou notícia apenas pelo relacionamento cansativo entre Hari e Lucas e pelos erros da direção, que fez manobras e lambanças na reta final. Resultado: o programa fechou com média de 8,2 pontos e bateu todos os recordes negativos possíveis no Ibope.

Outro formato da Record que confina celebridades em Itapecerica da Serra, no interior de São Paulo, o Power Couple também apresentou o seu pior desempenho em 2019. Os 63 episódios da quarta temporada da atração, que era apresentada por Gugu Liberato (1959-2019), ficou com 7,1 de média no Ibope.

O BBB19 também não escapou da sina deste ano e fechou com média de 20,3 pontos. A final entre o inexpressivo Alan Possamai e a polêmica Paula marcou 25,1 na Grande São Paulo, a segunda pior da história. Cada ponto equivale a 73.105 domicílios.

O que esperar do BBB20

BBB20 pode ter o retorno da casa de vidro. De acordo com post de Boninho no Instagram na semana passada, a 20ª temporada do programa merece a volta desse tipo de confinamento, que coloca pessoas presas em um ambiente envidraçado dentro de um shopping center disputando uma vaga no confinamento principal.

Antes de falar sobre a casa de vidro, duas publicações do diretor já tinham gerado teorias. A primeira, de junho, era uma imagem com os números "50/50". A outra foi feita em 1º de novembro e exibia uma foto com uma casa separada por pedestais com organizadores de filas. De um lado, um espaço confortável de dois andares, com mesas, cadeiras e televisão; do outro, apenas um balde cheio de pipocas.

"Então, você é pipoca ou camarote no BBB20?", questionou o marido da apresentadora e atriz Ana Furtado na legenda da imagem. Uma das hipóteses levantadas pelos internautas é de uma edição com metade de ex-participantes e metade de novos brothers. Mas Boninho negou a especulação em resposta a um seguidor no Instagram. "Ex[-BBB] já rolou, vem novidade", prometeu.

A novidade pode ser a presença de influenciadores digitais. Em novembro, nomes como Felipe Neto, Lucas Rangel e Felipe Castanhari falaram sobre os convites que receberam (e recusaram) do reality. Boninho despistou.


Últimas de BBB20

Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Cinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mamaAlém de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na políticaApós derrota em eleição, Victor Pecoraro perde mais uma votação e deixa A Fazenda 13

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas