Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CHEIRO DE ENXOFRE

Cramulhão? Joaquim volta do Além para alertar Januário em O Cravo e a Rosa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Carlos Vereza, caracterizado como Joaquim, usa um terno preto e óculos; asas brancas e brilhantes se projetam de suas costas em cena de O Cravo e a Rosa

Joaquim (Carlos Vereza) dará um conselho espiritual bizarro para Januário (Taumaturgo Ferreira)

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 4/8/2022 - 14h00

Tal qual Trindade (Gabriel Sater) em Pantanal, Joaquim (Carlos Vereza) trará um recado direto do cramulhão em O Cravo e a Rosa. O veterano, que cairá no colo do capeta durante o casamento com Josefa (Eva Todor), guiará os passos de Januário (Taumaturgo Ferreira) com um recado. Além de insistir para que o roceiro siga carreira na política, o espírito chamuscado com fogo do inferno ajudará o filho a conquistar Lindinha (Vannessa Gerbelli) na novela da Globo.

A morte súbita fará com que o ricaço ganhe benefícios do próprio demônio. Ele permitirá que o recém-chegado faça breves viagens para falar com o herdeiro, desde que não entregue nenhum segredo do inferno. De fato, o pai tentará mentir e elogiar o local em que estará "hospedado" --mas o cheiro de enxofre deixará tudo bem claro.

Ainda assim, ele aproveitará sua visita ao plano terrestre para ajudar o roceiro. O ex-funcionário de Petruchio (Eduardo Moscovis) terá acabado de receber uma proposta de Teodoro (Matheus Petinatti), mas titubeará muito para aceitá-la. "O maior desejo do seu pai era que você fosse vereador. Você deve honrar esse desejo", soltará o cabo eleitoral, durante um almoço entre amigos.

"É, mas eu não tenho disposição, não. Eu só queria mesmo era emprego bão e a Lindinha de volta. Ainda mais agora que eu sei que ela vai ser freira, e eu penso que ela deve ter uma coisa boa no coração. Pode parecer que a Lindinha é ruim, mas ela é que nem rosa com espinho: pica, mas tem perfume", justificará o caipira.

O aspirante a político pouco se importará com o comentário sobre a noviça. Ele continuará esmiuçando a convenção do partido e o possível cargo político do roceiro, que, aborrecido, deixará a refeição.

O ex-lavrador entrará no quarto do hotel e pegará o "anel amaldiçoado" que ganhou como herança familiar. Ele clamará pelo pai, confuso e desnorteado. Um clarão surgirá no teto, e um Joaquim levemente chamuscado sairá de lá. 

Januário (Taumaturgo Ferreira) terá visão de pai morto em O Cravo e a Rosa

Januário terá visão de pai morto

"Meu filho, da onde o papai está, eu pude ver o desespero do coração do meu filho. O papai pode ver o seu coração por inteiro, filho de minha alma", dirá o morto, com a voz distante. "Januário, meu filho, hoje é sua chance. Vá até a feira, a Lindinha vai precisar de você. Ele vai reconhecer o seu valor", preverá o morto.

Antes de o pai ir embora, o roceiro ainda dará um jeito de emendar uma pergunta. "Agora, que o senhor virou fantasma, diz pra eu como é que é ai do outro lado. É bão? E eu quero saber porque eu sei que é pra esse lugar aí que nós tudo de ir um dia", perguntará o ex-pobretão.

"É bom, é muito bom. Aqui não tem calor, aqui não tem frio. Você sabe, filho, nem picada de varejeira o papai sente. Mas o bom mesmo é que aqui ninguém tem chulé, meu filho", mentirá o misterioso. 

Ao menos, a previsão estará certa. Lindinha estará fugindo de Marcela (Drica Moraes) e Heitor (Rodrigo Faro) quando encontrar o ex-colega de profissão. Os vilões estarão tentando arrancar informações sobre a herança de Catarina (Adriana Esteves), mas a caipira conseguirá se esconder com a ajuda do futuro vereador.

Ele pleiteará asilo para a jovem na casa de Kiki (Rejane Arruda). Com a vida amorosa sob controle, Januário finalmente seguirá o sonho do pai: uma vida turbulenta na política. Ele se apresentará na convenção do partido ao lado de Teodoro.

Escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini, O Cravo e a Rosa foi ao ar pela primeira vez em 2000. O folhetim bateu recorde em sua última reapresentação no canal Viva.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em O Cravo e a Rosa e em outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.