Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Luta por banheiro

Com protesto de transexual, Bom Sucesso derrapa e mostra falta de fôlego; entenda

Reprodução/Globo

A atriz Gabrielle Joie em cena como Michelly de Bom Sucesso

Michelly (Gabrielle Joie) protestará mais uma vez para poder usar o banheiro feminino em Bom Sucesso

REDAÇÃO

Publicado em 17/1/2020 - 4h51

A trama de Michelly (Gabrielle Joie) na novela das sete terminará de um jeito bem parecido ao começo. Na última semana do folhetim, a personagem ainda estará protestando para poder usar o banheiro feminino da escola. A jovem, que teve trama um tanto quanto apagada, é um exemplo da falta de fôlego de Bom Sucesso em seus momentos finais.

Desde os primeiros capítulos, Michelly já brigava pelo direito de ser reconhecida como uma mulher, da forma com a qual ela se identifica e se expressa. Mas a personagem ainda enfrentava resistência entre sua família, colegas e professores na escola.

Ao longo da novela, a jovem teve pouco destaque, sempre orbitando os rolos amorosos de Gabriela (Giovanna Coimbra), mas raramente falando sobre seus casos e questões sociais.

Agora, no capítulo que irá ao ar na próxima segunda (20), a transexual voltará a exigir respeito e o direito de usar o banheiro feminino do colégio. "Licença, diretora. Vim entregar isso aqui pra senhora. É um abaixo-assinado pedindo pra eu poder usar o banheiro feminino! Não vai ter confusão! A escola inteira assinou", comunicará.

"E também diz aí que eu quero meu nome na chamada como Michelly Almeida. Chega de Michel!", afirmará. A diretora acatará a decisão dela, e os alunos farão um evento para esperar a estudante na saída do toalete feminino. A escola toda aplaudirá a conquista. "A partir de agora, eu só uso esse banheiro!", celebrará.

Logo em seguida, um professor aparecerá e sugerirá que eles comemorem após a aula. "Professor, você é ótimo, mas se isso for uma cantada, eu aviso a diretora agora. Ainda bem. Até porque eu tenho namorado, sou descolada e dona do meu lindo nariz! Decorou?", triunfará a personagem.

Repetição e falta de fôlego

Apesar de ainda ser relevante, essa militância de Michelly tem pouca novidade. Além da repetição em relação à trama da própria Bom Sucesso, o mesmo tema do uso do banheiro feminino já foi abordado recentemente em A Dona do Pedaço (2019), com Britney (Glamour Garcia). Também foi assunto dos noticiários, com o caso de uma transexual de Maceió (Alagoas) que foi expulsa do toalete de um shopping e protestou.

Para Mauro Alencar, doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela USP (Universidade de São Paulo), no entanto, a repetição de temas relativos à comunidade trans nas novelas pode ser proposital, para incutir as ideias de diversidade e respeito no público.

"Há que se louvar a frequência crescente com a qual a Globo aborda essa temática e em todos os horários, respeitando a maneira adequada de cada faixa horária e seu respectivo público. Estão absorvendo a incorporação de novos comportamentos desvelados pelo tempo. Quanto mais atuante estiverem os diversos gêneros sexuais, mais e melhor serão representados na produção cultural", opinou. 

Mas, no caso particular de Bom Sucesso, a questão de Michelly é apenas um exemplo da repetição e aparente falta de fôlego da novela. Muitos telespectadores reclamaram, por exemplo, da enrolação com a história de Gabriela, que ficou duas semanas aguardando a doação de sangue de seu pai pilantra, Elias (Marcelo Faria). 

O caso da saúde de Alberto (Antonio Fagundes) também tem se arrastado há tempos. O idoso está com morte anunciada desde o início da novela, e as várias pequenas novidades sobre a constante debilitação da saúde dele já renderam reclamações do público.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Bom Sucesso e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Bom Sucesso: Capítulos de 22 a 25 de janeiro

Quarta, 22/1 (Capítulo 153)
Nana consente que Batista leve Alberto para o Sambódromo. Ramon conta ao garçom da pousada seu plano para pedir Francisca em casamento. Vera deixa escapar para Eugênia que Vicente foi para um camping. Francisca aceita ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.