GABRIELLE JOIE
Estevam Avellar/TV Globo
Gabrielle Joie interpreta Michelly em Bom Sucesso, novela das sete que estreou nesta semana na Globo
MÁRCIA PEREIRA, no Rio de Janeiro
Publicado em 31/7/2019 - 5h10
Aos 21 anos, Gabrielle Joie estreia nas novelas como uma adolescente de 15 anos que está fazendo a transição de gênero em Bom Sucesso. A atriz sabe muito bem o que é isso porque está há cinco anos nesse processo. Transexual, ela não revela seu nome de batismo, mas conta que não fez a cirurgia de redesignação sexual nem pretende fazer.
"É parte do meu corpo, e isso não me faz menos mulher. Não vejo como algo masculino. Eu me sinto uma mulher! Eu sou uma mulher transexual. Até o silicone eu reluto para colocar", conta a estreante.
No ano passado, ela teve seu primeiro papel de destaque na TV ao participar um episódio da série Sob Pressão (Globo), justamente como uma transexual que recorre a uma clínica clandestina para colocar silicone.
Agora, é a vez de mostrar a jornada da transição de sua personagem, Michelly. A atriz conta que tem se emocionado muito nos bastidores. Ela já gravou uma cena em que é impedida de usar banheiro feminino e várias outras em que sofre preconceito.
"Minha personagem enfrenta transtornos dentro e fora da escola por causa da transexualidade. Ela se entende como mulher, se vê dessa forma, quer ser tratada assim e não entende o motivo de os outros não processaram isso, se ela mesma se sente desse jeito", explica a jovem atriz.
Gabrielle diz que ter sido escalada para uma novela das sete e a maneira como os autores da trama, Rosane Svartman e Paulo Halm, estão conduzindo o assunto são um avanço.
"Sinto um prazer enorme de contar para pessoas que não conhecem o assunto o que ele significa. Estar em uma novela é um prazer, além de uma oportunidade de mostrar que a gente existe", declara.
Ela conta que seu pais não entenderam sua necessidade de fazer a transição e que passou um bom tempo sem falar com eles. "Depois que eu conquistei minha independência, a aceitação ficou mais fácil na minha família."
Gabrielle diz que desde pequena se via como menina e, não como menino. Por isso, prefere não contar qual era o seu nome de batismo.
"Eu sinto que, a partir do momento que nasceu a Gabrielle, ela sempre esteve aqui. Quando penso em mim criança, me vejo como menina e sempre foi ela que existiu."
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Bom Sucesso e de outras novelas!
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Bom Sucesso: Capítulos de 22 a 25 de janeiro
Quarta, 22/1 (Capítulo 153)
Nana consente que Batista leve Alberto para o Sambódromo. Ramon conta ao garçom da pousada seu plano para pedir Francisca em casamento. Vera deixa escapar para Eugênia que Vicente foi para um camping. Francisca aceita ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.