Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

AUTORA EXPLICA

Cara e Coragem: Como o caos do Brasil inspirou nova novela das sete da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcelo Serrado e Paolla Oliveira surgem de perfil e se encaram em cena de Cara e Coragem

Marcelo Serrado e Paolla Oliveira interpretam Moa e Pat, os protagonistas de Cara e Coragem

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 17/5/2022 - 6h20

Não é fácil sair da cama no Brasil de 2022. É esse sentimento que inspirou a autora Claudia Souto a escrever a próxima novela das sete da Globo, Cara e Coragem, com estreia prevista para 30 de maio. A novelista tirou forças do momento complicado que o país e o mundo atravessam, sobretudo após a pandemia, e transformou a vontade de bater de frente com o medo no fio condutor de seu novo folhetim.

"A inspiração sempre começa do que quero colocar na roda, isso vem antes dos personagens ou do universo que vou abordar. Eu queria falar de coragem. Acho que estamos em um momento do Brasil e do mundo em que estamos precisando de coragem para acordar e falar: 'Vai dar certo, vai funcionar, vou à luta'. Precisamos disso em todos os sentidos, até nas pequenas decisões", descreve Claudia em conversa com jornalistas.

Originalmente, a trama não teria a palavra "coragem" no título e se chamaria Amor em Ação. Porém, o nome provisório não vingou, e o tema da trama acabou se tornando dominante. 

"A gente achou legal depois deixar explícito. Impregnamos de coragem para que esse conceito estivesse bem presente, assim como ele está precisando estar presente na vida de todo mundo", detalha a escritora.

Luz, câmera e ação

Para abordar este assunto, a escritora decidiu trazer para o primeiro plano um grupo que sempre atua nos bastidores, escondido: os dublês. A história gira em torno de Moa (Marcelo Serrado) e Pat (Paolla Oliveira), uma dupla de profissionais do meio que decide criar uma agência, que, apropriadamente, se chamará Coragem.com. 

"Sempre fui fascinada [por dublês], desde que eu escrevia Bambuluá (2000). Eu ia muito para as gravações e tinha a equipe de dublês. Isso ainda não foi abordado nas novelas, é uma profissão fascinante. São pessoas que estão diante das câmeras, se arriscando, com uma coragem absurda, e são completamente anônimos. Eles vão à padaria, ao supermercado, e as pessoas não sabem que aquela cena espetacular foi feita por essas pessoas. Então falei: se quero mostrar a coragem que a pessoa precisa ter na vida, vou trazer os dublês", detalha.

Claudia Souto, então, mergulhou de cabeça nesse universo e participou de workshops para compreendê-lo melhor. Entretanto, ela ressalta que a novela não falará apenas da bravura de fazer acrobacias ou de realizar fugas recheadas de explosões, mas também da coragem que é preciso ter para enfrentar os pequenos momentos do dia. 

Uma das principais tramas, por exemplo, será a de Clarice (Taís Araujo), uma empresária poderosa que contrata os serviços de Pat e Moa para conseguir recuperar um item precioso. Porém, no meio dessa aventura, ela acaba assassinada de forma misteriosa, o que dá sequência a uma série de novos conflitos. 

É a coragem do dia a dia. A coragem que a Pat precisará ter para decidir se termina uma relação que está desgastada pelo tempo. Que o Moa precisa ter todo o dia para criar o filho, com a mágoa que sente da ex-mulher por ter deixado ele. Para mim essa é a grande questão da novela, que vai desde a decisão de se arriscar em uma entrevista de emprego, até a grande coragem de uma pessoa ambiciosa arriscar a vida dos outros porque quer se dar bem na vida, o que culmina na morte da Clarice.

Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#101 - Grande segredo de Quanto Mais Vida, Melhor é revelado!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Quanto Mais Vida, Melhor!:


Últimas de Cara e Coragem


Resumos Semanais

Cara e Coragem: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 27/6 a 9/7

Segunda, 27/6 (Capítulo 25)
Samuel fala para Ângelo que viu Clarice na rua, e o pescador vai ao encontro do irmão. Pat vai pra casa triste e é consolada por Nadir após ser dispensada como dublê por Andrea. Leonardo pede ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.