Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PENÚLTIMA SEMANA

Bumba volta no fim de Renascer para selar destino de José Inocêncio

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, o Bumba está rodeado por pessoas

Bumba em cena de Renascer: o boi voltará a aparecer no fim da novela para selar destino

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 28/8/2024 - 20h30

Temido por Inácia (Edvana Carvalho), o Bumba vai voltar na penúltima semana de Renascer. E quem vai ficar por baixo do miolo dele será ninguém menos que José Inocêncio (Marcos Palmeira), decidido a promover a festa após ler a carta de Marianinha (Gabriella Cristina) para Maria Santa (Duda Santos). A única pessoa que saberá o segredo é a ialorixá que não gostará nem um pouco da ideia do patrão.

A cozinheira pressentirá que a volta do Bumba selará o destino trágico de José Inocêncio. Quitéria (Belize Pombal) aparecerá para a mãe de Ritinha (Mell Muzzillo) e pedirá que ela não impeça o patrão de fazer a festa do Bumba depois de anos.

Após ler a carta -- cujo conteúdo o telespectador não vai ficar sabendo até então --, Inocêncio procurará a roupa que Venâncio (Fabio Lago) usava. "Então era isso que você tava me pedîno esse tempo todo? Só depois desses ano todo eu vim entendê porque nunca que tive medo... É, José Inocêncio... acho que coronel Egídio Coutinho [Vladimir Brichta] tinha razão no que disse. Acho que tá na hora de você enfrentar o seu destino de uma vez por todas!", falará para si mesmo.

Em seguida, Inácia o verá mexendo na cabeça do Bumba e ficará aterrorizada. Para piorar, Inocêncio dirá à amiga que vai fazer a festa na fazenda. Nervosa, ela terá o ímpeto de vir tirar a cabeça do Bumba das mãos de José Inocêncio, que está tomado pelo fascínio que aquela figura lhe desperta.

"É como se aquilo tudo reanimasse de uma vez por todas o animal que estava adormecido dentro dele. É o renascer do homem que edificou aquilo tudo para a sua missão", escreveu o autor Bruno Luperi na descrição da cena.

"O sinhô só pode tá variâno do juízo!", falará ela, mas José Inocêncio não deixará que ela toque no boi. "A cena se desenvolve de acordo com a importância que tem para a trama, posto que a partir do Bumba tudo irá convergir para o fim", explicou o novelista.

"Eu nunca vi as coisas com tanta clareza em toda a minha vida!", falará. "O sinhô num brinque com uma coisa dessa!", recomendará Inácia. "Quem disse que tô brincando?! Eu vô fazê um bumba aqui como nos velhos tempos!", avisará, determinado.

Inácia falará que ele perdeu o pouco de apreço que tinha por sua vida. "Num me invente de î bulî com isso... quese esse bumba pisá nessa fazenda ôtra vez, vai dexá um rastro de sangue e sofrimento!", pedirá. Mas Inocêncio avisará que ele precisa passar por aquelas terras. "Ele passô aquela vez", falará. "Passô, não... aquela vez ele parou no meio... é. Eu tenho que levá o Bumba de volta pra casa!", lembrará.

Inácia perguntará o que tinha escrito na carta para ele inventar  de fazer essa festa novamente. "A verdade, Inácia... Por isso que ele foi atrás de mim... pra eu terminar a festa que interrompi daquela vez! Daqui o Bumba só sai pra voltar pra casa dele, que é de onde ele nunca devia de saído!", dirá Inocêncio, que pendurará a cabeça no que antes era o santuário da mulher.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Bruno Luperi é responsável pela adaptação da saga rural que ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.