TRAMA ENVELHECIDA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Eliana (Sophie Charlotte) em Renascer: ela confirmará que está grávida e romperá com amante
Em 1993, quando foi ao ar a primeira versão de Renascer, uma mulher não querer ter filho não era algo tão normal quanto nos dias de hoje. Cada vez mais, aumenta o número de mulheres e de casais que não desejam gerar herdeiros. Eliana (Sophie Charlotte) é uma representante da geração NoMo --termo em inglês de Not Mothers (não mães), que vem se popularizando pelo mundo afora.
A dondoca, porém, engravidou no remake como aconteceu no passado, quando a personagem era interpretada por Patricia Pillar. O desenrolar dessa gestação começará a ir ao ar a partir desta segunda-feira (5) na novela das nove da Globo.
Bruno Luperi manteve a gestação de uma mulher que não quer ter filhos, como seu avô Benedito Ruy Barbosa fez há 31 anos. A decisão é uma traição ao próprio trabalho de atualização que o novelista realiza ao pegar a história do passado e torná-la um retrato da sociedade atual.
A Eliana de 2024 não engravidaria por acidente. Além de diversos métodos contraceptivos, ela não correria os riscos de ir contra o seu próprio desejo, contra sua felicidade e bem-estar.
Um bom exemplo da firmeza da carioca sobre a decisão de não ser mãe foi a de esconder de José Venâncio (Rodrigo Simas) que evitava uma gravidez. O publicitário era louco para colocar um neto no colo do pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira). Era a vontade de não ser mãe dela que gerou o principal problema entre os dois.
Durante o casamento com um homem bem-sucedido que ela amava, Eliana não engravidou. Ela se mostrou capaz de mudar essa decisão ao perdê-lo, chegou oferecer um filho para salvar a união, mas não teve jeito. Venâncio estava apaixonado por Buba (Gabriela Medeiros).
Por que Eliana engravidaria do amante Damião (Xamã), ou mesmo do atual companheiro, Egídio (Vladimir Brichta)? Se não faz parte dos propósitos dela, essa trama ficou capenga, envelhecida, carente de atualização.
O autor peca nesse quesito para seguir de mãos dadas com o que aconteceu com Eliana em 1993, quando ela engravidou do amante e fez do bastardo herdeiro do coronel. Uma grande pena, Eliana teve um recente diálogo importante em Renascer sobre sororidade e ser uma mulher que vira o jogo, que vai atrás do que ela quer. Merecia um final condizente com o empoderamento que ganhou ao longo do remake.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
Bruno Luperi é responsável pela adaptação da saga rural que ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.