Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIROU PROTAGONISTA

Quem foi Eliana em Renascer em 1993? Atriz se deu bem na Globo após a novela

Reprodução/TV Globo

A atriz Sophie Charlotte com expressão séria, caracterizada como Eliana em Renascer

Eliana (Sophie Charlotte) em cena de Renascer; em 1993, personagem foi interpretada por Patrícia Pillar

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/3/2024 - 18h00

Eliana (Sophie Charlotte) é uma personagem de destaque em Renascer. Mesmo após ser trocada por Buba (Gabriela Medeiros) e ter de lidar com a morte do marido, ela tem várias reviravoltas na trama. Na versão original da novela, exibida em 1993, o papel foi interpretado por Patricia Pillar. A atriz agradou tanto ao autor e à direção da Globo que conseguiu uma oportunidade ainda maior na emissora.

Patricia Pillar tinha 31 anos quando interpretou Eliana e já havia feito personagens relevantes na dramaturgia da Globo. Ela viveu Ana do Véu em Sinhá Moça (1986) e atuou também em tramas como Roque Santeiro (1985), Rainha da Sucata (1990) e As Noivas de Copacabana (1992).

O papel em Renascer, no entanto, foi diferente. Na pele da descompensada Eliana, Patricia ganhou grande repercussão por sua performance e foi muito elogiada, mesmo (e talvez principalmente) quando a personagem tinha seus surtos e suas atitudes questionáveis.

A atriz se deu tão bem na novela que virou a menina dos olhos de Benedito Ruy Barbosa. Após Renascer, ela foi escalada para interpretar Luana Berdinazzi, a protagonista da segunda fase de O Rei do Gado (1996). A novela fez grande sucesso na Globo, e até hoje Patricia é lembrada pelo papel.

De lá para cá, ela seguiu em alta na Globo e fez mais personagens memoráveis, como a vilã Flora de A Favorita (2008). A aparição mais recente de Patricia numa novela foi em Onde Nascem os Fortes (2018).

Na estreia de Renascer, ela publicou uma mensagem carinhosa no Instagram e passou o bastão para Sophie Charlotte. "Desejo muito sucesso para esse novo elenco cheio de atores talentosíssimos --em especial à queridíssima Sophie Charlotte, que está interpretando a Eliana, minha personagem na primeira versão", escreveu.

reprodução/tv globo

Patricia Pillar como Eliana em Renascer

Final de Eliana em Renascer

Após a morte de Venâncio (Taumaturgo Ferreira), vítima de um atentado, Eliana se mudou para a fazenda da região de Ilhéus. Lá, se engraçou com dois homens: o coronel Teodoro (Herson Capri) e Damião (Jackson Antunes).

Ela chegou a se casar com Teodoro, afirmando estar grávida dele. Mas a vida conjugal dos dois foi curta, pois o fazendeiro acabou assassinado por Mariana (Adriana Esteves). Eliana passou a ser herdeira das terras do crápula.

Damião, o verdadeiro pai do filho dela, passou a trabalhar na fazenda da oportunista. Os dois mantiveram o caso até o fim da novela --e, apesar de acharem que estavam se relacionando no sigilo, toda a cidade sabia.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 25/5 a 8/6

Sábado, 25/5 (Capítulo 108)
Tião se sente mal por estar desempregado. José Inocêncio diz a Teca que a jovem lembra Maria Santa. Zinha fica preocupada com o casamento de João Pedro. Bento deixa claro a José Inocêncio que o filho ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.