Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEU PEDACINHO DE CHÃO

Briga em Renascer esconde homenagem a avô de autor e a novela censurada

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira como José inocêncio em cena de Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer; discussão foi homenagem a Benedito Ruy Barbosa

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 21/2/2024 - 21h50

Bruno Luperi prestou homenagem ao avô, Benedito Ruy Barbosa, no capítulo desta quarta (21) do remake de Renascer. José Inocêncio (Marcos Palmeira) se revoltou com José Augusto (Renan Monteiro) por recusar um "pedacinho de chão" --alusão ao título da primeira novela das seis da Globo, Meu Pedacinho de Chão (1971), que ganhou um reboot em 2014.

O fazendeiro ficou revoltado ao descobrir que o filho propôs um trato a João Pedro (Juan Paiva) para que cuidasse das terras que ganhou na divisão da herança de Maria Santa (Duda Santos). "O mano entende de cacau tanto quanto o senhor e gosta dessa vida muito mais que todos nós", explicou o médico.

"Tanta gente nessa vida querendo um pedacinho de chão nessa vida e meus filhos jogando tudo fora. Eu devia entregar tudo para a reforma agrária", reclamou o personagem de Marcos Palmeira.

A reforma agrária citada por José Inocêncio curiosamente era um dos temas centrais de Meu Pedacinho de Chão, que chegou a ser exibida também pela TV Cultura. A trama política sofreu com a censura da Ditadura Militar (1964-1985).

Em entrevista ao Memória Globo, Ruy Barbosa relembrou que o governo quis impedir a exibição de uma cena em que um dos personagens tocava violão e cantava o Hino Nacional Brasileiro.

O personagem era um maestro que cantava músicas caipiras na sua venda à beira da estrada e começava a ensinar os caboclos a cantar o hino nacional. E a bandeira do Brasil ali sobre a mesa, porque eu defendia um nacionalismo diferente desse que estava por aí. A censura cortou as cenas porque o hino não poderia ser cantado naquele ambiente. Isso me deixou indignado. Eu briguei e consegui liberar a sequência.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 18 a 27/4

Quinta, 18/4 (Capítulo 76)
Sandra, João Pedro e Augusto enfrentam Egídio. José Inocêncio celebra a gravidez de Buba. Inácia critica a atitude de João Pedro e Augusto por terem ameaçado Egídio. José Inocêncio orienta Venâncio em como agir com Eliana, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.