PODER DE CONVENCER
REPRODUÇÃO/ TV GLOBO
Tião Galinha (Irandhir Santos) em cena: ele convence os sem-terra a trabalhar para os Inocêncio
Tião Galinha (Irandhir Santos) fará a diferença na vida de João Pedro (Juan Paiva) em Renascer. Após ser acusado de roubar cacau, ele será o único no acampamento que aceitará trabalhar na entrega de uma grande produção dos Inocêncio. O autor Bruno Luperi mostrará na sequência o poder de convencimento que o peão terá junto aos sem-terra, tornando-o líder deles.
As cenas devem ir ao ar na sexta (5) na novela das nove da Globo. José Bento (Marcello Melo Jr) oferecerá vender suas roças para o irmão desde que ele dê conta de pegar o cacau dos pequenos produtores para o negócio que eles fecharam com uma empresa de chocolate.
Na trama, os produtores voltarão atrás e fecharão negócio com a família Inocêncio depois que o coronel fizer uma contraproposta. José Inocêncio (Marcos Palmeira) terá oferecido quitar as dívidas deles com Egídio (Vladimir Brichta). Aí, faltará mão de obra para eles prepararem o cacau para entregar.
João e Zinha (Samantha Jones) irão ao acampamento de peito aberto, acompanhados do pastor Lívio (Breno da Matta), que afirmará que os dois não os acusaram de roubo.
Dalva (Maria Zenayde) lembrará de que eles demitiram Tião do dia para a noite, mas o caçula de Inocêncio falará do revés que eles haviam acabado de sofrer com os produtores desistindo de entregar o cacau deles, além do baque com o roubo da safra nas terras de José Venâncio (Rodrigo Simas). Ele irá embora para o grupo conversar e tomar uma decisão.
Tião conversará com os sem-terra e defenderá os Inocêncio. Ele lembrará de que trabalhou com fazendeiros e que não são todos iguais como os amigos pensam. "Assim como nóis, sô João Pedro tumbém tá tentâno fazê as coisa às direita por lá... E eu credito na sinceridade do que ele disse e na bondade que ele tem", afirmará.
Um homem falará que, se o cacauicultor fosse tão bom, Tião não estaria ali. O marido de Joana (Alice Carvalho) explicará que eles o demitiram porque perderam contrato e que entende o lado deles.
"Agora o que eles me ensinaram enquanto tive por lá... Meu pai amado, isso ninguém nunca que tinha feito por mim! Me pegá pelas mão pra me ensiná o que eu tava fazêno e tudo que eu tinha que fazê pras coisa acontecê como tem que acontecê? Nunca na vida!", dirá Tião, que levantará a voz e continuará seu testemunho:
Se Deus fô mêmo grande e quisé me dá a graça de um dia tê uma terrinha pra chamá de minha, é nela que eu vô plantá tudo o que eles me ensináro! Porque eu sei o que vai brotá dessa terra... E sei o porquê! Por isso eu digo que, de minha parte, num precisava nem do dinhêro que eles tá oferecêno, se eles mim pagasse em conhecimento... Eu ia sê o home mais rico que existe no mundo!
Ele ficará tão inflamado que até se desculpará por extrapolar diante de todos. Uma mão se levantará no meio do povo, depois outra e mais outra até que de forma unânime todos votarão a favor de trabalhar para João Pedro. Tião sorrirá, feliz da vida, e falará que eles não vão se arrepender.
Depois, João receberá um telefonema de Lívio com a resposta dos sem-terra. Ele se animará e até recrutará a professora Lu (Eli Ferreira) para fazer uma apostila sobre a maneira correta de colher, secar e embalar cacau.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.