VOZ DA EXPERIÊNCIA
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Marieta Severo interpreta Noca em Um Lugar ao Sol; avó representa a sabedoria de vida no folhetim
Marieta Severo deixou os fios brancos fazerem a sua cabeça na pandemia de Covid-19. A atriz de 74 anos esperava se desfazer deles ao começar a gravar Um Lugar ao Sol, mas se surpreendeu ao poder emprestá-los para Noca. A cozinheira não deixa a experiência transparecer apenas nos cabelos, mas também nos conselhos que dá à neta Lara (Andreia Horta).
"O lugar da avó é especial, porque é o do afeto puro, da vivência e daquela sabedoria que vai passando de um para o outro. E a vida realmente nos ensina. A novela sabe valorizar isso, o que é muito importante, já que a tendência da sociedade é deixar os velhos de fora", pontua a intérprete ao Notícias da TV.
A cozinheira sairá de uma cidade fictícia no interior de Minas Gerais e se mudará para o Rio de Janeiro a fim de ajudar a neta a reconstruir a vida depois da morte de Christian (Cauã Reymond). Ela será uma das primeiras a perceber que o rapaz, na verdade, está vivo --e verá isso por meio das cartas do tarô.
O baralho era igualmente importante para Iná (Nicette Bruno), que o consultava para saber como aconselhar as netas Manuela (Marjorie Estiano) e Ana (Fernanda Vasconcellos) em A Vida da Gente (2011). A autora Lícia Manzo, aliás, diz que qualquer semelhança não é mera coincidência:
A figura da avó dá a oportunidade de falar de ancestralidade, de chacoalhar essa crença de que o mais velho já não tem mais o que ensinar. Talvez seja até um pouco de nostalgia, porque eu convivi muito pouco com as minhas. Tanto que também recriei o papel em Sete Vidas [2015]. Se eu fizer mais uma novela, vai ter mais uma, e assim seguirei eternamente.
Lara e Noca em Um Lugar ao Sol
Noca vai dar as caras nos primeiros capítulos da trama, que substitui a reprise de Império a partir da próxima segunda (8). Ela é a luz da esperança para Lara, mas também traz uma sombra dentro de si por não ter conseguido seguir em frente com os estudos por conta das circunstâncias da vida.
"Ela é uma sobrevivente do machismo e da falta de oportunidade, mas carrega esse peso com uma extrema leveza. Até pode ter pouca instrução, mas aprendeu com a vida. O conhecimento formal muitas vezes não leva à sabedoria", pondera Marieta.
A personagem, inclusive, verá no meio do caos e na mudança para a capital fluminense uma forma de acertar as contas com o passado e recomeçar. Ela não só abrirá um restaurante ao lado de Lara como também voltará para a carteira da escola.
" Ela tem uma frase ótima, de que sempre dá para ir adiante mesmo quando parece que não sobrou nada. Isso não se aplica só à vida, mas também a situação que a gente está vivendo no país", alerta.
"A Noca é uma pessoa que compreende o outro pelo coração. Ela tem empatia, uma palavra que está na boca de muita gente e que a pandemia nos obrigou a aprender na marra. Ela enxerga a causa do outro, ela toma para isso aquela luta. Ela levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Conviver com ela nesses tempos sombrios foi muito bom", arremata a artista.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3
Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo.
Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo.
Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo.
Sábado, 26/3 ...Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.